PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Campeonato Paranaense

"Supermando" gera polêmica no Paranaense

27 mar 2009 - 12h56
(atualizado às 13h21)
Compartilhar

A fase final do Campeonato Paranaense começa neste domingo com quatro jogos às 15h30 (de Brasília) em meio a uma polêmica pelo "supermando" conquistado pelo Atlético-PR, que ganhou através do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o direito de fazer as sete partidas decisivas na Arena da Baixada.

Com o supermando imposto pela Justiça Desportiva, o Paranavaí, oitavo colocado na fase inicial, foi o mais prejudicado. O clube não poderá fazer nenhuma partida no Estádio Waldomiro Wagner, em Paranavaí, e calcula um prejuízo estimado em quase R$ 200 mil.

A diretoria do clube garante que não entrará com nenhuma ação contra a Federação Paranaense de Futebol, mas espera que seja feito um ressarcimento dos prejuízos pelos responsáveis que cometeram o erro na elaboração do regulamento do Paranaense que permitiu ao Atlético-PR conquistar o supermando nos tribunais.

"Queremos saber quem foi o responsável por redigir o regulamento. Porque quem fez isso vai ter que ressarcir o clube", disse Lourival Furquim, diretor de futebol do Paranavaí.

Embora os clubes tenham aprovado em dois arbitrais que no octogonal os quatro melhores classificados teriam quatro mandos e os demais três, na elaboração do regulamento, ninguém atentou para a redação do artigo 9º, que determina que o melhor classificado tenha o direito ao mando de campo.

Sendo assim, Atlético-PR faz os sete jogos na Arena da Baixada, Coritiba (2º colocado) seis partidas em casa, o Nacional (3º) cinco jogos, J. Malucelli (4º) quatro jogos, Paraná (5º) três, Iraty (6º) dois, Cianorte (7º) um e o Paranavaí (8º) não atuará nenhuma vez no Waldomiro Wagner.

Além do descontentamento, alguns clubes já ameaçam entrar com medidas contra a Federação. A ousadia maior é do Engenheiro Beltrão, que terminou na 12ª colocação e está eliminado do octogonal, mas estuda uma maneira de entrar com recurso para invalidar o regulamento da competição.

Outro ponto polêmico é em relação ao mesmo regulamento ter de ser aplicado em 2010, já que o Estatuto do Torcedor exige que a mesma fórmula seja utilizada, pelo menos, por dois anos consecutivos.

Porém, alegando uma desigualdade muito grande entre o primeiro e oitavo colocados na fase final, a Federação pode encontrar uma brecha para conseguir justificar a alteração no regulamento para o próximo ano.

Confira a 1ª rodada do octogonal:

1ª rodada

29/03 - domingo

15h30 - Atlético-PR x J. Malucelli - Arena da Baixada

15h30 - Coritiba x Paranavaí- Couto Pereira

15h30 - Nacional x Iraty - Erick Georg

15h30 - Paraná x Cianorte - Durival Britto

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade