PUBLICIDADE

Campeonato Gaúcho

Patrocínio Logo do patrocinador

No ano de afirmação de Taison, Índio faz história

19 abr 2009 - 17h57
(atualizado às 22h29)
Compartilhar

Em uma campanha quase perfeita que rendeu títulos nos dois turnos do Estadual do Rio Grande do Sul e o bicampeonato do torneio, o Internacional contou com duas estrelas diferentes para alcançar sua 39ª conquista gaúcha (contando um Supercampeonato Gaúcho, em 2002). Se na defesa o técnico Tite contava com a segurança e os gols decisivos de Índio, o ataque colorado ganhou o reforço do jovem Taison, que roubou a cena e se consolidou como principal artilheiro da competição e uma das maiores promessas do Beira-Rio nos últimos tempos.

» Veja fotos da final

» Veja fotos da campanha

» Baixe o wallpaper do campeão Inter

» Inter massacra, faz 8 no Caxias e é bi
» Comete o título do Inter

Campeão da Libertadores da América e do Mundial de Clubes sob o comando de Abel Braga em 2006, o defensor, aos 34 anos, consolidou de vez seu nome na história colorada na temporada de 2009. Justamente contra o maior rival, Índio foi o responsável pelo gol que garantiu a vaga na semifinal do segundo turno e eliminou o Grêmio do Estadual para delírio dos torcedores no Beira-Rio.

Com o feito, somado aos três tentos anotados no Gaúcho deste ano e às 203 participações com a camisa colorada, o jogador chegou aos 24 no clube e igualou a marca do ídolo Elias Figueroa, se tornando com isso o maior zagueiro-artilheiro dos 100 anos da equipe do Beira-Rio. No entanto, a média do atual defensor do Internacional supera a de Figueroa, que tem no currículo mais de 300 partidas pelo clube, com participações históricas no pentacampeonato estadual de 1972 a 1976 e nos títulos brasileiros de 1975 e 1976.

No entanto, o maior nome da campanha surgiu mesmo das categorias de base e só ganhou vaga neste ano, principalmente após a saída de Alex para o futebol russo. Com a venda de seu camisa dez para o Spartak Moscou, surgia a dúvida de quem seria o destaque do elenco colorado, com favoritismo para Nilmar e para o argentino D'Alessandro. Mas o jovem apareceu como surpresa e, ao marcar 15 gols, se tornou o maior artilheiro dos estaduais no Brasil.

Confira outros destaques da campanha do bicampeonato gaúcho:

D'Alessandro:

Uma das maiores contratações da história do Inter, o argentino ganhou a confiança dos torcedores já na primeira temporada, quando se tornou um dos heróis da conquista da Sul-Americana. Neste ano, apesar de ter sofrido com as seguidas lesões, obteve destaque na campanha vitoriosa, sempre com seu jeito particular. Alvo de reclamações dos rivais e sempre envolvido em polêmicas, bate-bocas e provocações, o meia se destacou pelos passes qualificados, habilidade e liderança em campo.

Andrezinho:

Considerado o 12º jogador do elenco, o meia foi muito utilizado pelo técnico Tite durante o Estadual e deu conta do recado quando foi exigido. Com vaga na equipe principalmente nos momentos difíceis, após a saída de Alex e o desfalque de D'Alessandro, Andrezinho foi acionado diversas vezes e balançou as redes em oito oportunidades, comandando algumas das goleadas coloradas na competição.

Nilmar:

Em sua segunda passagem pelo Beira-Rio, após defender as cores de Lyon e Corinthians, o rápido atacante já acumula mais de 100 partidas pelo clube e 58 gols marcados. Neste ano, já balançou as redes adversárias 13 vezes e só fica atrás apenas de Taison, com quem formou dupla ofensiva de muito entrosamento e eficiência. Com a conquista deste domingo, fatura o seu quarto título gaúcho.

Alecsandro:

Contratado para formar o ataque ao lado de Nilmar, o irmão do são-paulino Richarlyson teve a tarefa dificultada pela ascensão do jovem Taison. Com a eficiência do artilheiro, Alecsandro ficou no banco na maioria das partidas, mas quando teve chance, correspondeu às expectativas. Com cinco gols no Estadual, o atacante ganhou destaque principalmente nos momentos decisivos, quando decidiu as vitórias contra a Ulbra, na semifinal do segundo turno, e contra o Novo Hamburgo, ocasião em que substituiu Nilmar, que estava em lua-de-mel.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade