PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Santos busca empate contra Portuguesa e mantém série invicta

7 mar 2010 - 18h57
(atualizado às 20h25)
Compartilhar

Líder isolado do Campeonato Paulista e há dez jogos sem perder, o Santos manteve a série invicta somente aos 44min do segundo tempo da partida deste domingo. Jogando no Estádio do Canindé, a equipe da casa vencia por 1 a 0 até os últimos instantes, quando sofreu o empate de Zé Eduardo.

O lance que parecia decidir o confronto tinha acontecido logo aos 14min, quando um grande passe de Marco Antônio encontrou Heverton na entrada da grande área. O meia partiu atrás de Edu Dracena, mas venceu o zagueiro na corrida e deu um toque de leve cruzado com a perna direita, bom o bastante para superar o goleiro Felipe.

A resposta veio aos 44min do segundo tempo, quando Zé Eduardo aproveitou grande confusão na área para marcar, depois de rebote do goleiro Fábio em chute de Paulo Henrique. Contratado por empréstimo até o fim do ano, o meia-atacante revelado pelo Palmeiras, 22 anos, mostrou novamente ter estrela, visto que já havia marcado em sua estreia pelo Santos, contra o Grêmio Prudente.

Além de ter anotado o gol, seu oitavo no Campeonato Paulista, Héverton foi protagonista em quase todos as jogadas importantes da Portuguesa. Aos 10min do primeiro tempo, por exemplo, já havia finalizado muito perto da trave santista após receber passe do ala direito Paulo Sérgio.

Aos 27min, Héverton aproveitou bom cruzamento de Marco Antônio para cabecear livre na altura da marca do pênalti - seu desvio, no entanto, foi muito leve, insuficiente para balançar as redes. Por fim, aos 9min da segunda etapa, o ex-jogador do Corinthians teve a chance que poderia ter definido a partida, mas demorou muito para finalizar após Felipe ter dado rebote em chute do ala esquerdo Fabrício.

Em um jogo bastante aberto, o Santos também criou oportunidades, e as melhores foram barradas por Fábio. O goleiro da Portuguesa frustrou Robinho já aos 18min do primeiro tempo, quando o atacante invadiu a área com liberdade. Aos 12min do segundo, foi a vez de Neymar ser parado: seu belo chute de fora da área teria a direção do ângulo não fosse a intervenção de Fábio, que só não conseguiu defender mesmo o chute de Zé Eduardo.

Com o resultado, o Santos continua invicto desde 24 de janeiro, dia no qual perdeu por 2 a 1 em visita ao Mogi Mirim. Desde então, o líder do Campeonato Paulista havia realizado dez partidas e ganhado todas, nove pela competição e uma pela Copa do Brasil, contra o Naviraiense-MS, em sequência de vitórias que acabou neste domingo.

No Estadual, o empate pouco muda a positiva situação do time, que segue na primeira colocação com 32 pontos - só pode ser ameaçado caso o Santo André, que soma 27, vença o Botafogo a partir das 19h30 (de Brasília) deste domingo.

A Portuguesa, por sua vez, mantém-se invicta contra os maiores rivais do Paulista. Antes de se igualar ao Santos, já tinha batido o São Paulo por 3 a 1, partida na qual contara com dois gols de Héverton, e empatado por 1 a 1 com Palmeiras e Corinthians.

Apesar desse bom retrospecto, a equipe do Canindé desperdiçou grande oportunidade de se aproximar à zona de classificação à segunda fase: no provisório sétimo lugar, tem 19 pontos, dois a menos que o São Paulo, que ainda entra em campo pela 13ª rodada neste domingo, também às 18h30, contra a Ponte Preta.

FICHA TÉCNICA

Portuguesa 1 x 1 Santos

Gols
Portuguesa: Héverton, aos 14min do 1º tempo

Santos: Zé Eduardo, aos 44min do 2º tempo

Ponto Forte da Portuguesa

Velocidade na saída de jogo, especialmente pela esquerda, com Fabrício

Ponto Forte do Santos

Determinação, pois não desistiu de marcar do ataque apesar das defesas de Fábio

Ponto Fraco da Portuguesa

Recuou demais a partir da metade do segundo tempo, permitindo que o Santos dominasse as ações

Ponto Fraco do Santos

Defesa, muito exposta aos contra-ataques dos adversários

Personagem do jogo

Héverton, que fez um gol e desperdiçou outras três chances claras de marcar

Esquema Tático da Portuguesa
3-6-1
Fábio, Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa; Paulo Sérgio, Marco Antônio (Henrique), Gláuber, Athirson, Héverton (Jean Natal) e Fabrício; Luis Ricardo (Rafael Silva). Técnico: Vágner Benazzi

Esquema Tático do Santos
4-3-3
Felipe, Roberto Brum (Marquinhos), Durval, Edu Dracena, Pará (Madson); Arouca, Wesley, Paulo Henrique; Neymar, Robinho e André (Zé Eduardo). Técnico: Dorival Júnior

Cartões amarelos
Portuguesa:Fábio e Athirson

Santos: Durval

Árbitro
Rodrigo Braghetto

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade