0

Série B do Carioca de 2017 pode ter o campeão da 'B' de 2016

3 nov 2016
11h46
  • separator
  • comentários

A cada ano, dirigentes do futebol brasileiro se superam e inventam fórmulas que deixam o torcedor confuso. O regulamento do Campeonato Carioca de 2017 é prova disso. Aprovado recentemente em reunião na federação de futebol do Rio, a competição pode provocar uma situação que mais parece uma peça de ficção. Isso porque o campeão e o vice da Série B do Estado em 2016 têm chances de voltar a disputar a mesma Série B em 2017.

É isso mesmo. Nova Iguaçu e Campos, respectivamente atuais campeão e vice da Segunda Divisão, podem figurar na relação dos que vão jogar a próxima Série B do Rio.

Lance de Nova Iguaçu e Itaboraí, finalistas da Taça Santos Dumont de 2016, equivalente à segunda divisão do Campeonato Carioca
Lance de Nova Iguaçu e Itaboraí, finalistas da Taça Santos Dumont de 2016, equivalente à segunda divisão do Campeonato Carioca
Foto: Úrsula Nery/Federação Carioca de Futebol

Para que isso aconteça, basta que fiquem nas duas últimas posições após a fase preliminar da Série A do estadual, logo no início do ano, num torneio que contará inicialmente com seis clubes (em apenas duas semanas e meia) e que, na sequência, vai virar um quadrangular.

Os dois clubes com pior aproveitamento nesse quadrangular caem e, um mês depois, vão se juntar a outros para a disputa da Série B. Os torcedores de Nova Iguaçu e Campos, caso isso aconteça, devem ficar com a impressão que se encaixa num famoso provérbio popular: ‘ganhou, mas não levou’.

Esses clubes e mais Portuguesa, Cabofriense, Bonsucesso e Tigres vão integrar a fase preliminar da Série A. Os dois melhores se agrupam aos demais da elite carioca, formando um grupo de 12 para a disputa real da Série A do Carioca de 2017

. Os quatro que sobrarem disputam o quadrangular, no qual se conhecerá a dupla rebaixada. Já os dois que se salvarem no quadrangular vão ficar meses sem atividade no futebol.

A fórmula de disputa foi aprovada na federação por unanimidade.

Fonte: Especial para Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade