PUBLICIDADE
Logo do Ceará

Ceará

Favoritar Time

CE: universidade cancela aula por medo de violência em final

Ceará e Fortaleza jogam final do Campeonato Cearense nesta quarta. Turno da noite do Campus do Itaperi da Uece, próximo a Arena Castelão, tem as aulas canceladas

23 abr 2014 - 17h27
(atualizado às 17h28)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Castelão receberá final do Campeonato Cearense</p>
Castelão receberá final do Campeonato Cearense
Foto: Getty Images

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) suspendeu as aulas no campus do Itaperi na noite desta quarta-feira por causa do jogo final do Campeonato Cearense de Futebol, entre Ceará e Fortaleza, na Arena Castelão, próximo ao campus da universidade. Em nota a universidade diz que o jogo traz um “contexto de risco, fruto da disputa entre duas grandes torcidas, no entorno e nas vias de acesso ao estádio”. O campus do Itaperi fica localizado no “corredor” de acesso ao Castelão, em Fortaleza.

A instituição também demonstrou preocupação com os estudantes que se utilizam dos terminais de integração de ônibus para chegar à faculdade, principalmente o Terminal da Parangaba, a cerca de 5 minutos do campus.

O Campus do Itaperi está localizado na Avenida Dr. Silas Munguba (antiga Dedé Brasil), uma das principais vias de acesso dos torcedores, tanto por transporte público quanto privado, ao estádio, que fica na Av. Alberto Craveiro, a cerca de 5,5 km de distância da universidade.

Segurança

A Polícia Militar disponibilizará um efetivo de 590 agentes para garantir a segurança dentro e fora da Arena Castelão. Os policiais estarão nos arredores do Castelão a partir de 8h e ficarão até a dispersão dos torcedores. A partir de 17h, serão reforçados os efetivos nos terminais de ônibus e também nas avenidas que dão acesso ao estádio.

Já a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) disponibilizará, a partir das 19h, cerca de 140 guardas a mais, subinspetores e inspetores para atuar nos terminais de ônibus da Parangaba, Lagoa, Messejana, Antônio Bezerra, Siqueira, Conjunto Ceará e Papicu. Os guardas permaneceram nos locais até a dispersão da torcida. O objetivo é garantir a segurança preventiva dos torcedores e dos usuários das linhas de ônibus que trafegam nesses pontos de embarque e desembarque.

Para garantir a segurança no acesso dos torcedores ao estádio e controlar o tráfego local, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) disponibilizará um efetivo de 50 agentes, que permanecerão trabalhando até a dispersão total do público.

A operação de trânsito iniciou ao meio-dia com a proibição de estacionamento na Avenida Alberto Craveiro e nas Ruas do Contorno e Inês Brasil. Posteriormente, às 18h, o semáforo situado no cruzamento entre Avenida Alberto Craveiro e a Rua Pedro Dantas será desligado, proibindo as conversões e possibilitando que a Avenida Alberto Craveiro rode totalmente livre para facilitar a chegada dos veículos.

Clássico-Rei já vendeu 25 mil ingressos

Até a noite de terça, somando os ingressos comprados por alvinegros e tricolores, 25.100 pessoas já haviam garantido sua entrada para assistir a decisão do Campeonato Estadual. A expectativa é de que mais ingressos sejam vendidos nesta quarta, até a hora do jogo, às 22h.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade