PUBLICIDADE

Campeonato Paranaense

Após 54 anos, Operário volta a ser finalista do Paranaense

A última vez que o time do interior decidiu o Estadual foi em 1961

20 abr 2015 - 17h39
(atualizado em 27/4/2015 às 02h24)
Compartilhar
Exibir comentários

A vitória por 2 a 0 contra o Foz do Iguaçu, no domingo , dentro de casa, colocou o Operário na final do Campeonato Paranaense, depois de ficar 54 anos sem saber o que era uma finalíssima. Surpreendente e com uma boa campanha, o time do interior vai dar trabalho ao Coritiba. “Poder ver o Operário, depois de 54 anos na final e fazer parte disso, é muito emocionante. Temos que comemorar, mas já pensar no Coritiba para ir buscar o título”, afirma Itamar Schülle, técnico da equipe.

Jogadores e comissão do Operário festejam vaga na final com a torcida
Jogadores e comissão do Operário festejam vaga na final com a torcida
Foto: Divulgação

O fato de jogar a decisão nesta temporada é ainda mais impactante se olhar o ano anterior. Em 2014, o clube alvinegro disputou o Torneio da Morte e, por pouco, não foi rebaixado para a Divisão de Acesso. Com calma e um planejamento, a diretoria conseguiu reverter o quadro e, agora, colhe os frutos da paciência e precisão nas escolhas.

E esse sucesso tem um motivo. Por trás da direção, existe um grupo de empresários, trazidos pelo presidente do clube, Laurival Pontarollo, que começou a ajudar neste ano, dando o suporte necessário: 40 pessoas contribuem com R$ 2 mil todo mês. Esse aporte financeiro, que também vem através de patrocínios, ajuda a manter a folha salarial rigorosamente em dia. 

"Eles são sérios, dão todo o respaldo e fazem todo trabalho de bastidor. Quando a diretoria dá a certeza das condições de trabalho e de ser correta com os salários, você pode cobrar profissionalismo de todos", comemora Schülle. Essa segurança no dia a dia do elenco do time é valorizada entre os atletas. "É importante frisar que quando a organização é bem feita, o planejamento financeiro é bem traçado e cumprido, as coisas acontecem", elogia Pedrinho, meio-campista de destaque no torneio.

Abadá: camisa do Operário possui 10 patrocinadores
Abadá: camisa do Operário possui 10 patrocinadores
Foto: Divulgação

Patrocínios

Algo que chama atenção na camisa do Operário é a quantidade de patrocínios. Parecendo uma "abadá de carnaval", o clube paranaense coloca 10 empresas espalhadas pelo seu uniforme de jogo. Esse alto número de marcas rende aproximadamente R$ 1 milhão por sete meses de exposição - o time também garantiu vaga na Série D. É possível, ainda, colocar mais marcar pontuais para os dois jogos decisivos. Entretanto, a diretoria do Operário afirma que “é preciso valer a pena”, pois quer priorizar quem ajudou o clube desde o início.

Sócios

O bom momento, com a final no Estadual, também ajuda em outra frente financeira: os sócios-torcedores. Ainda na semifinal, durante a última semana, o clube deu um salto e dobrou o número de associados. De 700 sócios, o Operário pulou para 1.500 adimplentes e pretende, nesta semana, chegar a 2 mil sócios.

Média de público é de 2.530 por jogo do Operário
Média de público é de 2.530 por jogo do Operário
Foto: Divulgação

O ingresso no estádio é de R$ 80 - o valor mensal do plano de sócios mais barato é de R$ 40. Na primeira fase, a média de público no Estádio Germano Krüger, que tem capacidade para 8.620 pessoas, foi de 2.037. Com os jogos das quartas de final e semifinal, isso aumento: 2.530 por partida. Já a renda tem média de R$ 81.392,50 por duelo. "Vai faltar lugar", festeja o mandatário.Pontarollo, pensando em caixa cheia no próximo domingo,às 16h.

Vices

Com 102 anos de história, o Operário busca seu primeiro título. Entretanto, final não é uma novidade na existência do clube. Uma das equipes mais tradicionais do Estado, ja equipe foi vice-campeã em 14 vezes oportunidades e só perde neste quesito para Atlético-PR e Coritiba, com 19 e 20, respectivamente."O Coritiba é favorito, time da Série A", esquiva o treinador.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade