PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Santos x Palmeiras: clássico centenário com "traíras" e tabu

11 mar 2015 - 07h00
(atualizado às 08h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Santos e Palmeiras fazem nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Paulista, um clássico centenário recheado de ingredientes polêmicos. O primeiro jogo do ano do confronto que completa 100 anos em 2015 anda relacionado com os vira-casacas e um tabu de pouco mais de três anos do Palmeiras sem vencer.

Arouca, agora no Palmeiras, é o principal personagem entre os "traíras"
Arouca, agora no Palmeiras, é o principal personagem entre os "traíras"
Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC

A partida inaugural entre as equipes ocorreu em 3 de outubro de 1915, com triunfo esmagador do Santos por 7 a 0 sobre o então Palestra Itália.

Agora, será o reencontro dos santistas, principalmente, com o seu antigo ídolo Arouca após a polêmica saída no início de janeiro, envolvendo desgastante briga na Justiça. Além dele, estarão o técnico Oswaldo de Oliveira, Zé Roberto, Robinho e Maikon Leite. Aranha e Alan Patrick, outros dois personagens envolvidos, não foram relacionados.

Aranha, inclusive, busca evitar um desgaste com a antiga do torcida já que ocupa a condição de reserva de Fernando Prass, enquanto Alan se recupera de lesão muscular. Do outro lado, o zagueiro David Braz e o meia Marquinhos Gabriel voltam a encontrar o Palmeiras, ex-clube.

Outro elemento importante é o tabu. No último triunfo palmeirense, por 2 a 1 em fevereiro de 2012, o rival alvinegro ainda contava com Neymar e Paulo Henrique Ganso. São cinco vitórias e dois empates do Santos no periodo.

Santos segue sem técnico, mas tem volta de Robinho

<p>Artilheiro santista no ano, com 4 gols, Robinho retorna de suspensão</p>
Artilheiro santista no ano, com 4 gols, Robinho retorna de suspensão
Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC

Em meio a indefinição sobre o seu novo técnico, o Santos segue sendo comandado pelo interino Marcelo Fernandes, ex-zagueiro do clube na década de 90 e auxiliar. O clube pretende anunciar Dorival Júnior ou Vagner Mancini após o clássico.

Para o clássico, a equipe conta, principalmente, cosm os retornos de Robinho e de David Braz, que cumpriram suspensões. A dupla volta nas vagas de Gabriel Barbosa e Gustavo Henrique, respectivamente.

O Santos, por sinal, sequer teve tempo para trabalhar para o clássico. Chegou na segunda-feira à tarde após viagem à Ribeirão Preto e só realizou um trabalho, na terça, um leve rachão.

"Clássico é sempre bom ganhar, provar um algo mais. Queremos provar para nós mesmos que podemos fazer a mais. A gente começou o campeonato desacreditado e, agora, somos os primeiros de toda a tabela, mas sabemos que não ganhamos nada. Temos que ter os pés no chão, manter o foco para buscar a classificação", alertou o meia Lucas Lima.

Com isso, o provável Santos terá: Vanderlei; Cicinho, David Braz, Werley e Victor Ferraz; Valencia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Robinho e Ricardo Oliveira.

Palmeiras sem Valdivia e com promessa no banco

<p>Maior promessa palmeirense, Gabriel Jesus estará no banco</p>
Maior promessa palmeirense, Gabriel Jesus estará no banco
Foto: Hélio Suenaga / Futura Press

O Palmeiras do técnico Oswaldo de Oliveira também não tem grandes surpresas para o clássico. A principal delas, Valdivia, foi brecada e só deve estrear na próxima rodada do Paulista. O camisa 10 se recuperou de lesão muscular na coxa esquerda.

A equipe vai para o clássico sem nenhum desfalque por suspensão e com uma esperança entre os reservas: a presença do jovem Gabriel Jesus, 17 anos. Gabriel herdou a vaga de Rafael Marques entre os relacionados, mais um machucado.

"(O Rafael) teve uma contusão inesperada e vou levar o Gabriel. Ele reagiu muito bem no jogo (contra o Bragantino, na última rodada). O Rafael está com o tornozelo dolorido. O Gabriel vai estar no banco lá em Santos", afirmou o treinador.

Além de Marques, o departamento médico palmeirense ainda conta com Amaral, Leandro, Mouche, Kelvin e Alan Patrick.

Com isso, o provável Palmeiras terá: Fernando Prass; Lucas, Tobio, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel, Arouca, Robinho, Allione e Dudu; Cristaldo.

O tabu palmeirense no clássico

Data Jogo Local Competição
19/10/2014 Palmeiras 1 x 3 Santos Pacaembu Campeonato Brasileiro
17/7/2014 Santos 2 x 0 Palmeiras Vila Belmiro Campeonato Brasileiro
23/3/2014 Santos 2 x 1 Palmeiras Vila Belmiro Campeonato Paulista
27/4/2013 Santos 1 x 1 Palmeiras Vila Belmiro Campeonato Paulista
24/3/2013 Palmeiras 0 x 0 Santos Pacaembu Campeonato Paulista
1/12/2012 Santos 3 x 1 Palmeiras Vila Belmiro Campeonato Brasileiro
25/8/2012 Palmeiras 1 x 2 Santos Pacaembu Campeonato Brasileiro
Fonte: K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME
Compartilhar
Publicidade
Publicidade