PUBLICIDADE

Chega de festa! Veja reforços e buracos dos times para 2015

6 jan 2015 - 10h16
(atualizado às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Lucas Pratto foi uma das principais contratações de dezembro</p>
Lucas Pratto foi uma das principais contratações de dezembro
Foto: Gabriel Rossi/Latin Content / Getty Images

Acabou a festa no futebol brasileiro! Após 30 dias de férias, os times voltarão aos treinos nesta semana. Eles tiveram bastante tempo para buscar reforços e evoluir, mas mesmo assim alguns ainda vão começar 2015 com alguns buracos nos times titulares.

Os 20 times da primeira divisão tiveram atuações bem diferentes no mercado da bola. Alguns nem anunciaram novidades, como o Santos e o Sport. Mas a maioria já acertou com jogadores importantes, fez pacotes de reforços e também elaborou longas listas de dispensa.

Com tantas mudanças, não é fácil imaginar como será cada time em 2015. Além disso, muitas negociações ainda serão fechadas nas próximas semanas. Contudo, começar os treinamentos com um elenco mais definido é um ponto positivo na preparação para 2015. Veja as novidades e entenda quais são os "buracos" de cada time:

ATLÉTICO-MG

Novidades: Lucas Pratto (A) e Cesinha (A)

Buracos: sem perdas relevantes no time titular

Até agora, o Atlético-MG conseguiu manter os principais jogadores. O maior risco é perder o meio-campista Jesus Dátolo, que está dividido entre ficar ou voltar ao Boca Juniors, da Argentina. O Atlético-MG não tem um reserva à altura atualmente.

Provável time base até agora:

Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete e Rafael Carioca; Dátolo, Diego Tardelli, Luan e Lucas Pratto

ATLÉTICO-PR

Novidades: Potiguar (Z)

Buracos: atacantes e lateral direito

Ponto forte do Atlético-PR em 2014, o ataque agora é um problema. Marcelo Cirino já saiu para o Flamengo, enquanto Douglas Coutinho está perto do adeus, especulado em clubes europeus. Na defesa, o time ainda perdeu Sueliton e por isso precisa buscar um novo lateral direito, pois só conta com o jovem Mario Sérgio no elenco.

Provável time base até agora:

Weverton; Mario Sérgio, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Paulinho, Marcos Guilherme; Douglas Coutinho (Dellatorre) e Cléo

AVAÍ

<p>Renan Oliveira chega com potencial para ser titular no Avaí</p>
Renan Oliveira chega com potencial para ser titular no Avaí
Foto: Carlos Costa / Futura Press

Novidades: Renan Oliveira (M), Uelliton (V), André Lima (A) e Claudinei (V), Edinho (M) e Willian Rocha (Z)

Buraco: zagueiro e centroavante

O elenco do Avaí precisa de reforços em diversas posições, já que perdeu ou dispensou mais de dez jogadores. Mas no time titular a principal carência é na defesa. A saída de Pablo para a Ponte Preta deixou o time sem um titular absoluto no setor. No ataque também há preocupação, já que André Lima, o único contratado por enquanto, está sem jogar desde o começo de 2014.

Provável time base até agora:

Vagner; Marrone, Antonio Carlos, Bruno Maia (Willian Rocha) e Eltinho; Eduardo Costa, Eduardo Neto, Renan Oliveira e Marquinhos; Anderson Lopes e André Lima

BOTAFOGO

<p>René Simões terá que lidar com um elenco totalmente reformulado</p>
René Simões terá que lidar com um elenco totalmente reformulado
Foto: Vitor Silva / SSPress / Divulgação
Novidades: Alisson (Z), Roger Carvalho (Z) e Diego Jardel (M)

Buracos: laterais, meias e atacantes

Depois de toda tragédia e crise na temporada 2014, o Botafogo terá um time novo em 2015. A grande maioria dos jogadores saiu e praticamente não houve reposição - só para os zagueiros. No setor ofensivo não há ninguém que realmente convença como titular. O técnico René Simões e o dirigente Antônio Lopes terão muito trabalho para construir um time novo até o começo do Campeonato Carioca.

Provável time base até agora:

Jéfferson; Gilberto, Alisson, Roger Carvalho e Guilherme (Renan Lemos); Airton, Marcelo Mattos, Gegê, Diego Jardel, Murilo e Jobson

CHAPECOENSE

Novidades: Vilson (Z), Caramelo (LD), Dener (LE), Elicarlos (V), Ananias (MA), Maranhão (M), Junior Timbó (M), William Barbio (A) e Roger (A)

Buracos: atacantes

A Chapecoense teve sucesso na missão de ficar na Série em 2014, mas fracassou na tentativa de manter o time base. Os laterais Fabiano e Rodrigo Biro, os meio-campistas Diones e Dedé, e o atacante Leandro são alguns titulares que já saíram. Apenas o goleiro e a dupla de zagueiros continuam iguais.

Por isso, a equipe já saiu contratando um grande número de reforços. Em todos setores chegaram jogadores contestáveis, que podem até preencher buracos, mas ainda não agradam totalmente a torcida. O principal problema é no ataque, pois o experiente Roger não é o atacante dos sonhos da Chapecoense.

Provável time base até agora:

Danilo; Caramelo, Rafael Lima, Douglas Grolli e Dener; Wanderson, Elicarlos; Camilo, Maranhão e Ananias (William Barbio); Roger

CORINTHIANS

Novidades: Cristian (V), Mendoza (A), Edilson (LD) e Emerson (A)

Buracos: zagueiro, meia e atacantes

<p>Anderson Martins deixou um buraco na defesa do Corinthians</p>
Anderson Martins deixou um buraco na defesa do Corinthians
Foto: AFP

O técnico Tite sempre disse que gosta de trabalhar primeiro a defesa de um time para depois montar o ataque. Neste ano, certamente ele terá menos trabalho com a retaguarda corintiana, que manteve a base. O único desfalque foi Anderson Martins, que vai ser substituído pelo criticado Felipe, pelo menos a princípio. Yago, jovem da base, ficará como outra opção do elenco. 

Do meio para frente o time precisa de mais mudanças. Uma das alterações é a entrada de Cristian. Mas esse foi um dos poucos reforços no meio-campo. Falta ainda um armador, já que ninguém brilhou como titular em 2014. As opções, por enquanto, são Renato Augusto, Lodeiro e Danilo, enquanto Jadson negocia com outras equipes. No ataque a situação é ainda pior. Até agora não foi renovado o contrato com Paolo Guerrero. Se ele sair, não há sequer um centroavante reserva para o lugar.

Provável time base até agora:

Cássio; Fagner, Antônio Carlos, Gil e Fábio Santos; Cristian, Elias, Petros e Renato Augusto; Malcom e Guerrero

CORITIBA

Novidades: Giva (A)

Buracos: meias e atacantes

O Coritiba manteve a defesa até agora, mas na frente perdeu o trio formado por Alex, Zé Love e Joel. O único reforço, Giva, vai ter a chance de recuperar o bom futebol do começo de 2014, mas ainda é uma incógnita. E no meio-campo o buraco é maior, já que será difícil encontrar um jogador com as características de Alex.

Provável time base até agora:

Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, Baraka; Geraldo e Robinho; Giva e Keirrison

CRUZEIRO

<p>Damião chega para tentar recuperar a carreira no Cruzeiro</p>
Damião chega para tentar recuperar a carreira no Cruzeiro
Foto: Divulgação Santos FC

Novidades: Fabiano (LD), Gilson (LE), Felipe Seymour (V), Joel (A) e Leandro Damião (A)

Buracos: volante

Manter o time base tem sido uma importante arma para o atual bicampeão brasileiro. Em 2015, a tendência é que isso se repita, mas um jogador está praticamente de saída: Lucas Silva deve ser negociado com o Real Madrid, então é preciso encontrar um substituto. No elenco atual não há ninguém com características parecidas.

No ataque, o time perdeu o faro de gol de Marcelo Moreno. Tiodavia, pegou Leandro Damião, por empréstimo, do Santos. A ideia é recuperar o centroavante igual fez com o boliviano em 2014, então desacreditado em Grêmio e Flamengo.

Provável time base até agora:

Fábio; Mayke, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Leandro Damião

FIGUEIRENSE

Novidades: Ferron (Z), Fabinho (V) e Ricardinho (M)

Buracos: goleiro, lateral esquerdo e atacante

Perder o goleiro Tiago Volpi, um dos poucos destaques da Série A em 2014, foi um golpe duro para o Figueirense. A princípio o time vai apostar em Luan Polli, de apenas 21 anos, mas a contratação de alguém mais experiente poderia ser uma ideia melhor.

Além desse problema, o Figueirense ainda tem outras dificuldades, como a volta do lateral direito Cereceda ao Universidad do Chile. E ainda há uma grande chance de Pablo ser negociado, o que criaria dificuldades no ataque.

Provável time base até agora:

Luan Polli; Leandro Silva, Nirley, Thiago Heleno (Marquinhos) e Marquinhos Pedroso; França, Fabinho (Paulo Roberto), Léo Lisboa e Ricardinho; Pablo (Clayton) e Marcão

FLAMENGO

<p>Pará será o substituto de Léo Moura no Flamengo</p>
Pará será o substituto de Léo Moura no Flamengo
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação

Novidades: Bressan (Z), Pará (LD), Thallyson (LE), Arthur Maia (M) e Marcelo Cirino (A)

Buracos: meia

O Flamengo resolveu mexer bastante no time para 2015. O técnico Vanderlei Luxemburgo, o diretor executivo Rodrigo Caetano e o vice de futebol Alexandre Wrobel estão negociando com muitos jogadores e já acertaram com cinco.

Porém, o único reforço de peso anunciado é o atacante Marcelo Cirino. Mas claramente o Fla ainda sonha com um meia de armação. Jadson e Conca, por exemplo, já receberam propostas.

Provável time base até agora:

Paulo Victor; Pará, Wallace, Samir e Anderson Pico; Márcio Araújo, Cáceres, Canteros e Everton; Marcelo Cirino e Alecsandro (Eduardo da Silva)

FLUMINENSE

Novidades: Victor (Z), João Filipe (Z), Giovanni (LE), Guilherme Santos (LE), Marlone (M), Vinicius (M) e Lucas Gomes (A)

Buracos: meias e atacantes

Com a saída da Unimed, o Fluminense passa por uma grande e longa reformulação. Sabendo que perderá jogadores, o time foi ao mercado com disposição e já acertou com sete reforços.

O grande problema para o Flu é que os principais destaques do time ainda devem sair. Os meias Conca e Wagner estão negociando e não há jogadores com as características deles no elenco. Além disso, no ataque ainda não chegou um reforço à altura de Rafael Sóbis, negociado com o Tigres, do México.

<p>Harlei agora é dirigente no Goiás</p>
Harlei agora é dirigente no Goiás
Foto: João Paulo Di Medeiros / MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra
Provável time base até agora:

Diego Cavalieri; Wellington Silva, Elivelton, Gum e Guilherme Santos (Giovanni); Jean, Cícero, Wagner e Conca; Walter e Fred

GOIÁS

Novidades: Bocão (LD), Júnior Lopes (Z) e Ruan (A)

Buracos: volante, meia e atacante

O ex-goleiro Harlei é o novo diretor de futebol do Goias e terá muito trabalho pela frente. O time perdeu jogadores importantes, como Amaral e Thiago Mendes, e ainda não houve reposição. Além disso, a provável saída de Erik gera urgência na contratação de mais reforços para 2015.

Provável time base:

Renan; Bocão, Júnior Lopes, Pedro Henrique e Lima; Túlio, David, Esquerdinha e Ramón; Erik e Ruan

GRÊMIO

<p>Douglas terá a missão de dar uma nova dinâmica ao Grêmio de 2015</p>
Douglas terá a missão de dar uma nova dinâmica ao Grêmio de 2015
Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio / Divulgação

Novidades: Marcelo Oliveira (V) e Douglas (M)

Buracos: laterais e atacante

O Grêmio perdeu os dois laterais titulares: Pará e Zé Roberto. Em 2015, o time contratou o volante Marcelo Oliveira, que também pode jogar na lateral esquerda. Na direita o problema é pior, já que a diretoria não deve buscar ninguém e aposta em Matías Rodriguez, reserva em 2014. Além disso, o clube perdeu Dudu, que era titular absoluto. Contratar um substituto à altura será difícil, mas o time deve buscar alguém. Riveros e Luan também podem sair.

Provável time base até agora:

Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Ramiro, Fellipe Bastos e Riveros; Douglas, Luan e Barcos

INTERNACIONAL

<p>Eduardo Sasha será um "reforço" após se recuperar de lesão</p>
Eduardo Sasha será um "reforço" após se recuperar de lesão
Foto: Gustavo Granata / Agif / Gazeta Press

Novidades: Léo (LD)

Buracos: volante, meia e atacante

O Internacional teve eleição no final da temporada de 2014 e ainda demorou para definir o técnico. Então só agora a diretoria e Diego Aguirre vão se concentrar na busca por reforços. Os principais buracos estão no setor ofensivo, pois o time quer jogadores de peso para brigar por posição. Eduardo Sasha, por exemplo, pode ser titular, mas está voltando de lesão e precisará se firmar. Já a chegada de um volante, o uruguaio Arrascaeta, está praticamente acertada.

Provável time base:

Alisson; Léo, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians e Aránguiz; Eduardo Sasha, Alex e D'Alessandro; Nilmar

JOINVILLE

Novidades: Eduardo (M), Dráusio (Z), Luiz Felipe (LD), Geandro (V) e Bruno Furlan (A)

Buracos: meia e atacante

O Joinville estava lento no mercado da bola em dezembro. Só anunciou cinco reforços nesta segunda-feira, todos por empréstimo. O time até conseguiu manter a base por enquanto, mas precisa reforçá-la e tampar alguns buracos. No meio-campo ofensivo chegou apenas um reforço, mas a equipe deve buscar um nome de peso. No ataque o prejuízo foi grande: o Joinville perdeu Edigar Júnio e não deve manter Jael. Apenas uma nova opção, Bruno Furlan, foi contratada.

Provável time base até agora:

Ivan; Luiz Felipe, Bruno Aguiar, Gutti e Rogério; Naldo e Anselmo; Marcelo Costa e Eduardo; Fernando Viana e Jael (Bruno Furlan)

PALMEIRAS

Novidades: Vitor Hugo (Z), Lucas (LD), Zé Roberto (M), Amaral (V), Gabriel (V), Andrei Girotto (V), Leandro Banana (A) e Maikon Leite (A)

Buracos: zagueiro, meia e atacante

<p>Leandro atuou na Chapecoense em 2014</p>
Leandro atuou na Chapecoense em 2014
Foto: Alan Pedro / Getty Images

Disposto a apagar a péssima campanha em 2014, o Palmeiras resolveu ir com todas as forças para o mercado. Mas os reforços ainda foram modestos. O principal deles, Zé Roberto, pode jogar tanto na lateral quanto no meio-campo. Como o time ainda não contratou um companheiro ou reserva para Valdivia, é provável que o técnico Oswaldo de Oliveira escala Victor Luis na lateral e libere Zé Roberto para atuar na frente.

Outro problema do time é a defesa, que foi a pior do Campeonato Brasileiro 2014. O zagueiro Vitor Hugo chegou, mas Lúcio e Tobio estão de saída. A diretoria busca um beque mais experiente.

Apesar de ter brigado pela artilharia da Série A, Henrique não convence a torcida. Então a diretoria contratou Leandro, que é uma aposta. Quem voltou de empréstimo e deve ser utilizado é Maikon Leite. Mesmo assim, o Palmeiras ainda buscará um nome mais seguro para comandar o ataque.

Provável time base:

Fernando Prass; Lucas, Vitor Hugo, Nathan e Victor Luis; Amaral, Gabriel, Zé Roberto e Valdivia; Maikon Leite e Leandro Banana

PONTE PRETA

Novidades: Matheus (G), Diego Ivo (Z), Pablo (Z), Dedé (V), Tchê Tchê (M), Vitor Xavier (M), Biro-Biro (A) e Fábio Santos (A)

Buracos: lateral esquerdo e volante

A Ponte Preta entendeu que precisa reforçar o elenco na volta à primeira divisão e resolveu contratar bastante em dezembro. Por isso o time chega a janeiro com poucos buracos. Um dos problemas é na lateral esquerda, já que o time liberou Bryan. Outra perda importante pode ser Juninho, que ainda não teria um substituto definido.

Provável time base até agora:

Matheus; Rodinei, Gilvan, Tiago Alves e João Paulo; Juninho, Fernando Bob, Adrianinho e Renato Cajá; Jonathan Cafu e Alexandro

SANTOS

<p>Presidente Modesto ainda não contratou em sua gestão</p>
Presidente Modesto ainda não contratou em sua gestão
Foto: Ricardo Saibun/Santos / Divulgação

Novidades: nenhuma

Buracos: zagueiro, lateral esquerdo e atacante

A eleição do novo presidente atrasou a atuação do time no mercado. Além disso, a crise financeira no clube certamente afastará reforços de peso. Entre as carências da equipe, apenas uma está perto de ser preenchida: Chiquinho deve ser o novo lateral esquerdo. No mais, o time ainda precisa pelo menos de um zagueiro e um atacante de peso para evoluir em 2015.

Provável time base até agora:

Aranha; Cicinho, David Braz, Edu Dracena e Mena; Alisson, Arouca e Lucas Lima; Robinho, Gabriel e Thiago Ribeiro

SPORT

Novidades: nenhuma

Buracos: volante, meia e atacante

O Sport ficou mais preocupado em manter a base do que procurar novos reforços. Isso pode funcionar, mas o time carece de contratações pontuais. No meio-campo, por exemplo, um volante e um meio-campista seriam bem-vindos. No ataque a busca é por um jogador de velocidade, experiente, que possa fazer dupla com o jovem promissor Joelinton.

Provável time base até agora:

Magrão; Vitor, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely, Wendel e Diego Souza; Felipe Azevedo e Joelinton

SÃO PAULO

<p>Após problemas na Alemanha, Breno ainda é uma incógnita no São Paulo</p>
Após problemas na Alemanha, Breno ainda é uma incógnita no São Paulo
Foto: AFP

Novidades: Breno (Z), Bruno (LD), Carlinhos (LE), Thiago Mendes (V), Daniel (M)

Buracos: zagueiro

O São Paulo conseguiu acertar o elenco durante a temporada passada, então chega a 2015 mais tranquilo. A diretoria já agiu bastante no mercado, com cinco contratações, mas não pretende parar por aí. O elenco ainda precisa de um zagueiro, já que Edson Silva não é tão confiável. Um atacante de velocidade também é procurado. O time já buscou Dudu e Wellington Nem para essa função, mas ainda não obteve sucesso.

Provável time base até agora:

Rogério Ceni; Bruno, Edson Silva, Rafael Tolói e Carlinhos (Álvaro Pereira); Denilson, Souza, Michel Bastos e Ganso; Alan Kardec e Luís Fabiano

VASCO

Novidades: Aislan (Z), Bruno Ferreira (LD), Lucas (V), Jean Patrick (V), Julio dos Santos (M), Marcinho (M), Erick Luis (A) e Matheus Índio (M)

Buracos: volante e atacante

As chegadas de Eurico Miranda na presidência e Doriva no comando técnico agitaram o Vasco da Gama em dezembro. Eles trabalharam bastante e já reforçaram o elenco, mas apenas com atletas desconhecidos por grande parte da torcida.

Diante de muitas perdas, o time já contratou um novo lateral e reforços para o meio-campo. Mas um volante de mais confiança seria bem-vindo. Já no ataque só sobrou o jovem Thalles como titular absoluto. Seria interessante ter um avante mais experiente ao lado dele em 2015.

Provável time base até agora:

Martin Silva; Bruno Ferreira, Luan, Rodrigo e Lorran; Guiñazu, Lucas (Jean Patrick), Julio dos Santos e Marcinho; Erick Luis e Thalles

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade