PUBLICIDADE
Logo do Náutico

Náutico

Favoritar Time

Clássico em PE tem tiros, vandalismo e trânsito intenso

24 abr 2014 - 18h59
(atualizado às 19h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A final do Pernambucano vencida pelo Sport por 1 a 0 sobre o Náutico foi o último grande teste do estádio que irá sediar os jogos da Copa do Mundo na Região Metropolitana do Recife. E, sem dúvida, demonstrou que ainda é preciso que se façam muitas melhorias para que os turistas vejam suas seleções sem grandes transtornos e principalmente para tornar a Arena Pernambuco segura para os torcedores locais - na noite da última quarta, foram relatadas confusões com tiros em estacionamento e depredação em metrô. 

Dentro do estádio, festa das torcidas foi bonita
Dentro do estádio, festa das torcidas foi bonita
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

Torcedor do Náutico, Henrique Neves Baptista é um dos muitos presentes que relataram a falta de segurança na área de estacionamento da Arena Pernambuco. Ele conta que um grupo de quatro torcedores do time adversário foi hostilizado por alvirrubros, sem presença de seguranças ou policiais, e que um dos rubro-negros teria sacado uma arma e atirado por cima da cabeça das pessoas.

“Correria, gritaria, gente se jogando no chão, alguns escondidos atrás de carros e nenhum, nenhum segurança ou policial para as devidas providencias!”, relatou na sua página do Facebook. Um outro internauta garante que também houve tiros na área do bar da torcida do Sport. Henrique, que estava acompanhado de familiares, conta que foi a primeira vez que foi à Arena Pernambuco sem sua filha de cinco anos.

Para o torcedor do Náutico, faltou ajustar a divisão das torcidas no estacionamento. “Deveria inclusive vir no ingresso, qual estacionamento o torcedor deve se dirigir”, sugere. A violência entre torcidas também afetou quem foi para o jogo de metrô, mas o gerente de comunicação do Metrô do Recife Salvino Gomes considera os incidentes ocorridos simples diante da complexidade da operação.

Um adolescente foi apreendido após quebrar a janela da porta de um vagão, outro trem sofreu avarias por conta de uma pedra atirada de fora para dentro do veículo e outro vagão também sofreu com a ação de vândalos. As torcidas do Sport e Náutico foram separadas por vagões dentro dos trens e também houve a indicação para que procurassem utilizar estações diferentes nas proximidades da Arena Pernambuco (Tip e Cosme e Damião), além de ter havido pela primeira vez para jogos entre clubes viagens extra até 2h30 para facilitar o retorno dos torcedores às suas residências.

Ramal da Copa ainda parece bastante distante de se tornar rota alternativa para estádio de São Lourenço
Ramal da Copa ainda parece bastante distante de se tornar rota alternativa para estádio de São Lourenço
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

Os motoristas e até quem foi de metrô e seguiu de trem do Tip para a Arena Pernambuco também teve de enfrentar longos congestionamentos. Um ônibus fretado por torcedores do Sport, por exemplo, saiu da Zona Norte do Recife às 19h30 e os torcedores chegaram às arquibancadas somente aos 30 minutos do primeiro tempo. Eles pegaram engarrafamentos principalmente na BR-101 e na BR-408, nas proximidades do estádio.

Para a Copa do Mundo, o Governo do Estado deve voltar a reeditar a implantação de linhas de ônibus de pontos estratégicos do Recife até a Arena Pernambuco. No entanto, a inauguração do Ramal da Copa dificilmente ocorrerá no prazo previsto pelo poder público, que é o próximo mês. A via, que ligará o município de Camaragibe à Arena Pernambuco, sofreu atrasos por conta das centenas de desapropriações e ainda está longe de ser concluída.

Como na Copa das Confederações, foi visível o aumento do número de torcedores do início da partida até o intervalo, já que muitos não conseguiram entrar no estádio antes do início da partida. No fim, mais de 30 mil pessoas presenciaram a final e geraram uma renda de mais de R$ 800 mil.

Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade