PUBLICIDADE

Estaduais

Federações querem estaduais só depois da Copa do Nordeste

14 jul 2016 - 08h06
(atualizado às 20h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Torcida do Ceará fez linda festa na Arena Castelão na grande final da Copa do Nordeste 2016
Torcida do Ceará fez linda festa na Arena Castelão na grande final da Copa do Nordeste 2016
Foto: Christian Alekson/cearasc.com / Divulgação

Depois de divulgar, em 6 de julho, o calendário de 2017, a CBF enviou documento para as federações do Nordeste, com duas opções – a de apoiar a disputa da Copa local primeiro, com os Estaduais vindo em seguida; ou então defender a realização das competições ao mesmo tempo. Nesta quinta (14), as federações vão dizer na CBF que preferem a abertura da próxima temporada com a Copa do Nordeste e que os Estaduais só sejam iniciados após o término do torneio regional.

A questão já está fechada entre a maioria das nove federações da região. “Pelo andar da carruagem, tem que ser assim; senão os Estaduais vão perder mais força ainda”, disse ao Terra um dos presidentes de federação nordestina.

Um dirigente de outro Estado envolvido na polêmica endossou a preocupação de seu colega. “O problema vem se acentuando porque os clubes na Copa do Nordeste preferem escalar um time alternativo em partidas dos Estaduais. Aí, o público se afasta, a bilheteria cai e o patrocinador se desinteressa.”

Esse tema está em destaque na pauta de reunião marcada para esta quinta na sede da CBF e que vai contar com federações e a Liga do Nordeste e com representantes da emissora detentora dos direitos de transmissão da Copa do Nordeste.

Segundo o Terra apurou com dirigentes de quatro federações do Nordeste, outra questão que vai ser abordada no encontro é uma possível redução de 12 para 8 datas dos regionais em 2017, como consta do calendário da CBF. Isso não agradou os patrocinadores da Copa do Nordeste, interessados em mais visibilidade para o evento. Desde que foi reeditada, em 2013, a competição sempre contou com 12 datas.

Na verdade, a polêmica do número de datas se deu por causa de um texto confuso publicado no site da CBF na semana passada, com informações sobre o calendário. Num primeiro momento, a confederação afirma que oito datas estão reservadas para os torneios regionais de 2017 (Copa do Nordeste e Copa Verde, uma vez que ela não reconhece a Primeira Liga).

Na sequência, a notícia acrescenta que os meses de fevereiro, março e abril serão destinados a Estaduais e regionais e que “a quantidade de datas para cada competição depende da composição feita entre federações e os clubes envolvidos, com anuência da CBF”.

Em contato com o Terra, a CBF informou que "estão previstas 18 datas para estaduais e 8 para regionais. Porém, se todas as federações envolvidas em um determinado regional entrarem em acordo e diminuírem igualmente as datas de seus estaduais, em benefício de seu regional com mais datas, não há impedimento por parte da CBF".

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade