PUBLICIDADE

Fifa encerrará polêmica sobre idade olímpica em dezembro

29 set 2009 - 20h43
(atualizado em 16/6/2018 às 14h32)
Compartilhar

Depois da reunião do Comitê Executivo da Fifa, realizado nesta terça-feira em um hotel de Ipanema, no Rio de Janeiro, o presidente da entidade, Joseph Blatter, afirmou que a polêmica sobre qual será a idade limite do futebol masculino nos Jogos Olímpicos será decidido no próximo encontro do Comitê, no dia 3 de dezembro deste ano.

Fifa acredita na permanância do futebol nas próximas Olimpíadas
Fifa acredita na permanância do futebol nas próximas Olimpíadas
Foto: AP

De acordo com Blatter, um grupo de membros da Fifa comandados pelo camaronês Issa Hayatou, vice-presidente da entidade e presidente da Confederação Africana de Futebol, será formado para decidir qual será a melhor opção: seleções sub-23 com mais três atletas acima desta idade , como é atualmente, ou uma seleção formada inteiramente por jogadores sub-21.

Grande parte dos membros da entidade máxima do futebol são a favor de abaixar o limite da idade dos jogadores que participam da Olimpíada para 21 anos. Porém, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não é favorável a essa medida, por achar que o futebol perderá um pouco o seu atrativo nos Jogos Olímpicos.

"Nomeamos e criamos uma força-tarefa que vai entrar em detalhes como administrar o futebol olímpico no futuro. Muito foi discutido sobre o assunto desde a reunião passada do Comitê, em Bahamas, antes da Copa das Confederações. Por isso montamos essa força-tarefa que dará o veredicto final em dezembro".

O presidente da Fifa afirmou que tentará conversar sobre o assunto com o presidente do COI, Jacques Rogge, no próximo fim de semana, em Copenhague, na Dinamarca, quando será anunciada a nova sede dos Jogos Olímpicos de 2016. "Vou tentar conversar com o presidente do COI em Copenhague, tentar achar um espaço na lotada agenda dele. Acho que mesmo assim conseguirei umas duas horas para discutir o assunto", afirmou.

Blatter diz que não acredita que haja a possibilidade de o futebol ser excluído dos Jogos Olímpicos mesmo se o COI não concordar com a redução da idade limite. "Não acho que o futebol corre risco de ser excluído dos Jogos Olímpicos. O esporte traz grande audiência para a Olimpíada".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade