0

Conheça Matías De Federico, o Messi do Corinthians

25 ago 2009
09h13
atualizado às 09h22

Na manhã da última segunda-feira, a chegada de um passageiro argentino chamou a atenção de quem estava no aeroporto de Cumbica. Um enxame de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas cercava Matías De Federico, o mais novo reforço do Corinthians, um jogador desconhecido para a grande maioria do torcedor brasileiro. O atleta, porém, veio com um bom cartão de visitas - o apelido de "novo Messi".

» Veja as fotos de De Federico
» De Federico chega ansioso ao "caliente" Corinthians
» Receba os gols do seu time pelo celular
» Compre e venda ações dos times da Série A no Futex
» Veja as últimas do Corinthians

Ainda que seja uma grande pressão ser comparado com o craque do Barcelona, De Federico sabe lidar bem com a alcunha. "Acho que ainda falta muito para que eu possa ser comparado com ele. Mas farei de tudo para que possa fazer tanto sucesso um dia", comentou em sua chegada a São Paulo.

Suas características e o bom futebol lhe valeram o apelido. Meia-atacante, o argentino gosta de se movimentar pelo campo, caindo bem pelos flancos do gramado, assim como Lionel Messi. De Federico também tem como atributos o drible e o chute de fora da área. A comparação também existe pelo fato de os dois serem canhotos e baixinhos - Messi tem 1,69 m de altura, enquanto o compatriota menos famoso mede 1,71 m.

Ainda que De Federico deva assumir a camisa 10, o torcedor corintiano que espera um meia armador que possa substituir Douglas no setor criativo do time corre o risco de ficar decepcionado. O argentino não joga centralizado no meio de campo, preferindo cair pelas pontas e fazendo jogadas individuais. A principal característica que tem em comum com Douglas é o passe certeiro, com que deixa seus companheiros na cara do gol.

A principal arma de De Federico realmente é a assistência. Em 19 jogos pelo Huracán no Clausura de 2009, o jogador deu oito passes para o gol e marcou cinco por conta própria. O atleta também mostra ser disciplinado. Nessas mesmas 19 partidas, cometeu somente 13 faltas e levou três cartões amarelos, sem ser expulso no torneio. Para efeito de comparação, o corintiano Dentinho fez 29 faltas e recebeu sete cartões amarelos em 16 jogos no Campeonato Brasileiro, além de ter sido expulso uma vez.

Ele esteve na mira de clubes da Europa, inclusive do Barcelona de Messi. Outro time que se interessou pelo jogador foi o Botafogo, que ficou perto de trazê-lo em março de 2008, mas o Huracán rejeitou a oferta do clube carioca.

As boas atuações renderam ao jogador uma convocação à seleção argentina. Em maio, a equipe do treinador Diego Maradona fez um amistoso com o Panamá, vencido pela Argentina por 3 a 1, em que atuaram somente jogadores que disputam o futebol local. De Federico, em sua estreia com a camisa alviceleste, mostrou personalidade e fez um belo gol ao acertar o ângulo direito após cortar a marcação. Um bom cartão de visitas para o torcedor corintiano.


De Federico é o novo reforço do Corinthians
De Federico é o novo reforço do Corinthians
Foto: Gazeta Press
Fonte: Especial para Terra

compartilhe

publicidade
publicidade