PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

Liverpool garante vaga na Copa da Inglaterra graças a dupla brasileira

18 jan 2017 - 20h08
Compartilhar
Exibir comentários

Philippe Coutinho não entrava em campo como titular do Liverpool desde novembro do ano passado por causa de uma lesão. Já Lucas Leiva havia marcado seu último gol em setembro de 2010. Mas, nesta quarta-feira, os dois brasileiros deram fim aos seus jejuns e colocaram o Liverpool na quarta fase da Copa da Inglaterra. É verdade que a vitória por 1 a 0 sobre o Plymouth, vice-líder da League Two, equivalente a quarta divisão inglesa, foi mais sofrida do que deveria, porém, de qualquer forma, os Reds espantaram a zebra no duelo fora de casa e confirmaram o favoritismo no confronto.

A partida só aconteceu porque o Liverpool não conseguiu se impor no Anfield no primeiro duelo. Na verdade, até conseguiu, chegou a ter 87% de posse de bola, mas, com uma escalação repleta de jovens, não saiu de um empate sem gols, o que forçou o replay nesta quarta.

A partida se tornou em evento histórico para a equipe que leva o nome da cidade de Plymouth. O acanhado, mas charmoso estádio com capacidade para 16 mil torcedores ficou lotado e contou inclusive com autoridades locais. Em campo, como era de se esperar, os visitantes é que ditaram o ritmo do jogo o tempo inteiro.

Bom para Philippe Coutinho, que foi escalado como titular pela primeira vez desde que foi liberado pelo departamento médico. Todas as jogadas do Liverpool passavam pelo meia, que tentava ser criativo suficiente para encontrar um espaço na retranca montada pelo Plymouth.

E se não dava por baixo, o gol teve de sair pelo alto. Cobrança de escanteio pela esquerda e Coutinho colocou na cabeça de Lucas Leiva. O volante, hoje reserva, mas que já viveu grandes momentos pelo time britânico, não marcava um gol há 2.316 dias, desde setembro de 2010. E a quebra do jejum serviu para dar tranquilidade ao favorito.

Na segunda etapa, o panorama não mudou, mas o Plymouth passou a se aventurar um pouco mais no ataque. Com a saída de Coutinho aos 19 minutos, o Liverpool perdeu um pouco da sua pressão pelo gol e o castigo quase veio em grande estilo. Bola para área, desvio de cabeça e Jervis emendou um lindo voleio, que explodiu na trave de Karius. O estádio quase veio abaixo com o lance.

No fim, apesar do domínio, o Liverpool tornou o jogo de certa forma dramático e arriscado, principalmente depois que Origi perdeu um pênalti de forma displicente, chutando franco, nas mãos do goleiro Maccornick, que inclusive encaixou a cobrança.

Mesmo assim, vitória de quem se esperava. Com assistência e gol de brasileiros, o Liverpool alcança a quarta fase da Copa da Inglaterra e encerra a série de quatro partidas sem conquistar uma vitória. Já o Plymouth deixou o confronto contra um gigante com apenas um gol levado em mais de 180 minutos e uma chance de ouro, que parou na trave. Ânimo que deve ajudar o time ao acesso à Terceira Divisão da Inglaterra.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade