PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Liga dos Campeões

Favorito, Atlético de Madrid encara questionado Leverkusen na 'Champions'

24 fev 2015 - 15h32
(atualizado às 15h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Pressionado pelo favoritismo e pela condição de atual vice-campeão, o Atlético de Madrid encara um questionado e ofensivo Bayer Leverkusen nesta quarta-feira, no estádio Bay Arena, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

As duas equipes se enfrentaram apenas duas vezes na história, em 2010, quando faziam parte do grupo B da Liga Europa. Ambos os jogos terminaram empatados por 1 a 1, mas a equipe alemã avançou na competição, enquanto os 'colchoneros' decepcionaram, ficando com a terceira posição da chave, atrás do Aris Tessaloniki, da Grécia.

A situação mudou muito desde então, especialmente após a chegada de Diego Simeone. O técnico argentino conduziu o Atlético a um dos melhores períodos da história do clube, que por muito pouco não foi coroado com o troféu da 'Champions' no ano passado.

Esse status e a nova pressão por ter sido vice-campeão do principal torneio europeu na última temporada, algo não enfrentado pela equipe até então, prometem entrar em campo ao lado dos jogadores na Bay Arena, apesar dos discursos tentando excluir a equipe da lista de favoritos ao título.

No Campeonato Espanhol, o Atlético não tem conseguido repetir a consistência mostrada em 2013-2014, quando acabou levantando a taça. Os comandados de Simeone vêm de boa vitória frente ao Almería por 3 a 0 no Vicente Calderón, mas seguem na terceira posição, a sete pontos de distância para o rival Real Madrid.

O momento na 'Champions', no entanto, é positivo. Os 'colchoneros' não levaram gols nos últimos cinco jogos na competição e conseguiram a classificação para as oitavas de final com tranquilidade, na primeira posição do grupo A, à frente da Juventus.

Sem Koke, de fora pela terceira partida consecutiva por causa de uma ruptura muscular, e com dúvidas sobre as condições de Arda Turan, com dores na coxa direita, Simeone terá dificuldades para escalar o meio-campo que encara o Leverkusen, mas não há dúvidas no setor ofensivo.

A dupla formada por Mario Mandzukic e Antoine Griezmann está mais do que entrosada. Marcou 14 gols nos 12 jogos feitos pela equipe em 2015, com destaque especial para o atacante francês, que anotou seis gols nas últimas seis partidas oficiais.

Para o lugar de Koke, o treinador argentino terá o retorno do espanhol Raúl García, após três jogos longe da equipe. Já Turan, se não tiver condições de jogo, deverá ser substituído por Saúl. Os brasileiros Miranda e Guilherme Siqueira estão confirmados entre os titulares.

Depois de um início promissor na temporada e de inovar apresentando um futebol bastante ofensivo, o Bayer Leverkusen vive um período conturbado, especialmente no segundo turno do Campeonato Alemão.

A equipe conseguiu apenas uma vitória nas últimas seis partidas, caindo da vice-liderança para a sexta posição, fora dos postos que garantem vaga para a próxima edição da 'Champions'.

Frente ao Wolfsburg, o rival de maior envergadura dentro deste período ruim, o Leverkusen conseguiu fazer um segundo tempo espetacular no setor ofensivo, mas foi derrotado em casa por 5 a 4.

O resultado é, em parte, reflexo das deficiências e virtudes da equipe, grande potência ofensiva, mas frágil na defesa. Mas apesar de não serem considerados favoritos frente ao Atlético, os alemães acreditam que podem surpreender.

"É uma grande equipe, mas cada um de nós está motivado para ganhar", afirmou o atacante coreano Son Heung-Min.

O sonho é repetir a temporada 2001-2002, quando a equipe comandada por Michael Ballack, além dos brasileiros Zé Roberto e Lúcio, chegou à decisão da 'Champions'. Mas assim como o Atlético, acabou derrotada pelo Real Madrid, em uma final lembrada por um belo gol marcado por Zinedine Zidane.

Desde então, após a mudança da fórmula de disputa do torneio em 2003-2004, o Bayer nunca passou das oitavas de final. Antes, eram duas fases de grupos, com a etapa de mata-mata começando apenas nas quartas de final.

A aposta para vencer a forte defesa do adversário está nos pés do turco Hakan Çalhanoglu, preciso nas bolas paradas. Outro destaque é o lateral esquerdo brasileiro Wendell, ex-Grêmio, que deve aparecer entre os titulares da equipe.

No entanto, o técnico Roger Schmidt tem alguns desfalques para o duelo. O atacante australiano Robbie Kruse segue se recuperando de uma lesão sofrida durante a disputa da final da Copa da Ásia.

Já o meia alemão Lars Bender sofreu uma lesão no joelho no jogo contra o Wolfsburg e é dúvida para a partida de ida do confronto.

Prováveis escalações:.

Bayer Leverkusen: Leno; Castro, Toprak, Papadopoulos e Wendell; Reinartz, Rolfes; Çalhanoglu e Son; Bellarabi e Drmic. Técnico: Roger Schmidt.

Atlético de Madrid: Moyá; Juanfran, Miranda, Godín e Siqueira; García, Gabi, Tiago e Turan (Saúl); Griezmann e Mandzukic. Técnico: Diego Simeone.

Árbitro: Pavel Královec (República Tcheca), auxiliado pelos compatriotas Roman Slysko e Martin Wilczek.

Estádio: Bay Arena, em Leverkusen (Alemanha).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade