2 eventos ao vivo

vc repórter: Rats vence Torneio de Futebol Americano em SP

7 nov 2012
19h51
atualizado às 20h21

O ginásio esportivo da Universidade Federal da cidade de São Carlos, a 235 km de São Paulo foi palco do 1º Torneio Universitário de Futebol Americano do Brasil, o Sanca Bowl. O campeonato foi oficializado pela Associação Pró-Futebol Americano (APFA), órgão que regula o esporte no Brasil, e aconteceu na última sexta-feira, 2.

Os times das universidades de São Paulo, São Carlos e Campinas - Politécnica Rats, Caaso/Ufscar e Unicamp Eucalyptus, respectivamente - participaram do torneio, que foi dividido em três jogos com duas horas de duração cada.

A primeira partida começou às 10h. O time Politécnica Rats entrou em campo e goleou por 23 a 14 o time Unicamp Eucalyptus, garantindo a vaga para a próxima partida. No segundo jogo, o time da Unicamp enfrentou o Caaso/Ufscar. A partida foi fácil para a equipe da Unicamp Eucalyptus que venceu por 26 a 6. O time de São Carlos e a equipe Politécnica Rats voltaram a campo para o último jogo que começou às 17h.

Apesar da vitória do time de São Paulo, a partida foi acirrada. Ambas as defesas se sobressaíram durante o jogo que teve placar final de 32 a 6. O Politécnica Rats se consagrou o primeiro campeão do torneio universitário do Brasil.

As partidas foram realizadas na modalidade flag, ou seja, sem uniforme tradicional do futebol americano, caracterizado pelo o capacete e o shoulder pad, armadura usada para proteger a parte superior do corpo.

O esporte

O futebol americano é um jogo complexo com diferentes regras e modalidades. Basicamente, um time tem quatro tentativas para avançar 10 jardas (cerca de 9 metros). A cada 10 jardas avançadas, se ganha mais quatro tentativas até chegar à linha de fundo (end zone), marcando o touchdown, que vale seis pontos.

A cada touchdown marcado, o time tem direito a um ponto extra, que consiste em chutar a bola entre as traves colocadas na linha de fundo. A equipe ainda pode abrir mão da tentativa de touchdown e chutar a bola em direção ao gol para ganhar dois pontos.

O internauta Renato Widmer, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Time de futebol americano da USP se destaca durante o 1º Torneio Universitário de Futebol Americano em SP
Time de futebol americano da USP se destaca durante o 1º Torneio Universitário de Futebol Americano em SP
Foto: Renato Widmer / vc repórter
vc repórter

compartilhe

publicidade