0

Jogador que inspirou Lei Bosman, Jean Marc Bosman pode ser preso

18 fev 2014
15h23

Homem que revolucionou o sistema de transferências de atletas na Europa, o ex-jogador belga Jean Marc Bosman pode ser preso sob a acusão de violência doméstica contra a esposa e a filha.

Bosman ficou conhecido no mundo inteiro na década de 90 ao recusar o contrato de renovação oferecido pelo Standard Liège. Bosman não teve a sua transferência para o clube francês Dunkerque pois a equipe belga cobrava uma indenização.

O belga entrou na Justiça Europeia com base no Tratado de Roma, que proíbe a limitação de circulação de trabalhadores com cidadania da União Europeia entre os países do bloco econômico. Em 1995, o Tribunal de Justiça da União Europeia deu ganho de causa a Bosman. A partir deste momento, nenhum jogador com passporte europeu passou a contar como extra-comunitário.

Bosman já havia sido condenado uma vez por violência doméstica e abuso de álcool. Ele poderia ser preso, mas acabou tendo a pena revogada por medidas condicionais. A sentença do ex-jogador será anunciada nos próximos dias.

Fonte: Lancepress! Lancepress!

compartilhe

publicidade
publicidade