PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Libertadores

Defesa e torcida levam São Paulo do descrédito ao entusiasmo

7 mai 2015 - 09h47
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A torcida do São Paulo tem uma relação especial com a Copa Libertadores, mas isso ainda não tinha ficado evidente em 2015. Mas nesta quarta, na vitória por 1 a 0 contra o Cruzeiro, os tricolores mostraram que estão empolgados de verdade com a competição sul-americana. A torcida compareceu em peso e atingiu o maior público de um time brasileiro no ano. E em campo o time correspondeu, conquistando mais uma vitória em casa sem tomar gol.

O melhor público no Morumbi, em 2015, tinha sido na Libertadores, no jogo decisivo contra o Corinthians pela fase de grupos. Mas naquela oportunidade o clube fez uma promoção - cada torcedor podia levar um acompanhante - e mesmo assim teve um público decepcionante: 38.772 pessoas.

O recorde desta quarta tem uma ressalva: é calculado de acordo com o número de torcedores não-pagantes também. Ao todo 66.369 pessoas estavam no Morumbi, o que supera por pouco a quantidade de torcedores na final do Campeonato Carioca, entre Vasco e Botafogo, que era o recorde anterior: ao todo 66.156 pessoas foram ao Maracanã. Porém, se for levado em conta o número de torcedores pagantes apenas, o recorde é da final da Copa do Nordeste, entre Ceará e Bahia: 63.399 pessoas no Castelão.

Torcedores lotaram o Morumbi
Torcedores lotaram o Morumbi
Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC / Divulgação

Os números dizem muito, mas não mostram tudo. É válido destacar também que a festa são-paulina foi bonita no estádio. Bandeiras foram entregues aos torcedores e erguidas durante os 90 minutos. Antes do jogo, houve um momento curioso, em que os tricolores comemoram os dois gols do Guaraní-PAR contra o rival Corinthians. E também vale destacar a paciência de todos, que não cornetaram os atletas mesmo após os gols perdidos e a proximidade de um empate sem gol em casa.

Mas a vitória aconteceu e ainda teve um gosto especial: mais uma vez o São Paulo não levou gol em casa. Em 2015, apenas uma vez a defesa do time foi furada, em jogo contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista. Foi também a única derrota em dez jogos no Morumbi. E o ataque tem um bom aproveitamento também: fez 25 gols até agora.

O técnico interino Milton Cruz entende que a defesa tem sido forte não só por causa dos zagueiros. "O ponto de equilíbrio do time é a defesa como um todo. É o pessoal da frente ajudando, com as duas linhas de quatro, para dar mais liberdade para o Ganso e o Pato, ou então o Ganso e o Luís Fabiano".

Agora a defesa pode classificar o São Paulo na Libertadores. Se não levar gol no Mineirão, no jogo de volta, o time já se classificará para as quartas de final, pois qualquer empate dará a vaga para os tricolores.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade