2 eventos ao vivo

Mesmo se classificando em campo, Leipzig pode ficar fora da Champions

22 fev 2017
16h31
atualizado às 16h31
  • separator
  • comentários

Em meio a uma campanha histórica no Campeonato Alemão (segunda colocação, com cinco pontos a menos que o líder Bayern de Munique e com oito a mais do que o terceiro colocado Borussia Dortmund), o Leipzig corre risco de não disputar a Liga dos Campeões mesmo garantindo vaga para a competição dentro de campo.

A polêmica se daria porque, segundo o jornal austríaco Salzburger Nachrichten, a Uefa está estudando permitir a participação de apenas um clube ligado à Red Bull a Champions League de 2017/18. Como o Salzburg, da Áustria, está, aparentemente, rumo ao tetracampeonato austríaco, haveria esse conflito que poderia afetar o time alemão.

O ponto central da questão é a confiança e a credibilidade da competição. Segundo o regulamento da Uefa, duas equipes não podem disputar competições europeias enquanto são controladas pela mesma empresa ou pelas mesmas pessoas.

Por outro lado, Oliver Mintzlaff, coordenador do futebol mundial da Red Bull e CEO do time alemão, afirmou que não há motivos para preocupação: "não há nenhum nervosismo no Leipzig e a Uefa ainda não nos notificou de nada. Se nos classificarmos dentro de campo, não há motivos para duvidarem da nossa participação nas competições europeias", declarou o dirigente.

O Salzburger Nachrichten ainda destacou que a Uefa pode considerar o Leipzig e o Salzburg como times "independentes", decisão que permitiria que ambas as equipes participassem da próxima edição da Liga dos Campeões.

Algo que atuaria a favor do Leipzig é que a Red Bull é basicamente um patrocinador do Salzburg, já que muitos dos seus direitos foram reduzidos e que há apenas um contrato formal de patrocinador principal com a equipe austríaca.

Christoph Freund, diretor esportivo do Salzburg, também acredita na participação das duas equipes na Champions League. "Eu suponho que Leipzig e Salzburg irão competir uma competição internacional na próxima temporada".

Caso haja a necessidade de se escolher apenas uma equipe para participar da mesma competição, o regulamento da UEFA é claro, a equipe que teve a melhor classificação em seu campeonato nacional permanecerá no torneio. Uma possibilidade é o Salzburg abrir mão voluntariamente da sua vaga para permitir que o Leipzig, que é prioridade, possa jogar a Liga dos Campeões.

A decisão da entidade responsável pelo futebol europeu só sairá ao término da temporada no começo de junho, quando já se saberá quais equipes se classificaram para cada competição europeia. A possibilidade de um inquérito ser aberto não está descartada. De acordo com o Salzburger Nachrichten, especialistas alemães e austríacos estão dando 50% de chances da Uefa liberar as duas equipes para a mesma competição.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade