0

Obra da Construcap é a segunda Arena Esportiva a conquistar o Selo Platinum Leed

23 jun 2016
14h34
atualizado às 15h57
  • separator
  • comentários

A Arena Mineirão, finalizada em 2013, recebeu o Selo Platinum de Certificação Leed. O selo é atualmente considerado o principal método de certificação das obras que seguem os princípios de construção sustentável. O empreendimento foi realizado por um consórcio liderado pela !link Construcaphttps://www.linkedin.com/company/construcap. A certificação Platinum - mais alto grau de certificação Leed - só foi entregue para duas Arenas Esportivas em mais de uma década de existência: a Arena Mineirão, no Brasil, e um estádio pertencente a universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Foto: DINO

O órgão responsável por certificar as obras no Brasil é o U.S Green Building Council (USGBC). Para receber o selo é preciso cadastrar a construção na plataforma Leed Online (www.usgbc.org/leedonline/). Após o cadastro, desde o início da obra são orientados diversos princípios e ações para que o empreendimento seja atestado com o selo. Dentre os critérios de !link sustentabilidadehttps://www.youtube.com/watch?v=jY5laDlCtu0 estão inclusos o uso racional da água, eficiência energética, reutilização/reciclagem dos materiais, qualidade dos ambientes internos, inovação tecnológica e atendimento as necessidades locais em que a construção é realizada.

Os sistemas de avaliação LEED consideram pré-requisitos e créditos. Os pré-requisitos são elementos obrigatórios ou estratégias de edifício verde que devem ser observados em todo projeto certificado pelo LEED. Os créditos são elementos opcionais que os projetos devem optar por seguir para ganhar pontos. Para obter a !link certificação do LEEDhttp://www.exatop.com.br/topografia/k2-items/fabrica-da-fiat-construcap-goiana-pe-em-andamento.html é necessário cumprir todos os pré-requisitos e receber uma quantidade mínima de créditos. Cada uma das categorias avaliadas pela U.S Green BuildingCouncil possui uma pontuação diferente. A pontuação máxima que uma obra pode receber são 110 pontos. Para definir o grau de comprometimento com a sustentabilidade na obra, foram criadas quatro categorias para os selos. O selo Leed é concedido para obras com mais de 40 pontos, o Leed Silver para empreendimentos que superaram os 50 pontos, já a certificação Leed Gold é para obras que tiveram mais do que 60 pontos. A categoria mais alta - conquistada na obra Arena Mineirão, liderada pela Construcap - é a Platinum, que necessita o alcance superior a 80 pontos dentre os quesitos de sustentabilidade listados pela USGBC.

Para alcançar o nível de excelência em sustentabilidade, a Construcap elaborou uma série de ações na obra. Para começar, o !link projeto arquitetônicohttps://www.mundodomarketing.com.br/index.php/dino/release?title=construcap-recebe-premio-enr-global-awards-2015-da-construcao-civil&partnerid=65&releaseid=92138 foi elaborado com cautela para que o ambiente fosse arejado e a circulação de ar transformasse mais eficiente o uso da climatização, dessa forma, gastando menos energia. No quesito reaproveitamento, a construtora brasileira criou um sistema de captação e armazenamento de água da chuva. Essa água captada abastece os vasos sanitários e os mictórios da Arena Mineirão, como também é utilizada para irrigação. Ao todo há uma redução de 70% do gasto de água com a implementação desse !link sistemahttps://www.hagah.com.br/construcap-ccps-engenharia-e-comercio-sa-joao-carrato-1540, existindo uma capacidade de estoque aproximada de cinco milhões de litros da água, suficiente para o uso de cerca de 3 meses em período sem chuva. Além da reutilização, para evitar desperdícios de água, a Construcap optou por descargas com limitadores de tempo e torneiras com fechamento hidromecânico.

Em termos energéticos, a Arena Mineirão conta com uma central de geração de energia elétrica fotovoltaica. Os painéis solares são capazes de gerar energia suficiente para alimentar o equivalente a 1.200 residências. Para garantir a eficiência energética, o projeto conta com um circuito e equipamentos elétricos automatizados.

O empreendimento pensado pela Construcap também levou em consideração os resíduos gerados nos eventos que ocorrerão na Arena. Para garantir a sustentabilidade, foi feito um sistema de coleta e destinação adequado do lixo, o que possibilita a reciclagem de 90% dos resíduos gerados. Também, com intuito de instigar o movimento !link pró-sustentabilidadehttp://www.jusbrasil.com.br/topicos/29144532/construcap-ccps-engenharia-e-comercio-s-a, foram criadas vagas preferenciais no estacionamento para carros que possuam a emissão reduzida de gases poluentes.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade