PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Relembre acidentes aéreos com times de futebol que chocaram o mundo

29 nov 2016 - 13h23
(atualizado às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O trágico acidente envolvendo a delegação da Chapecoense no início da madrugada desta terça-feira transcendeu o mundo do esporte e virou motivo de notícia e comoção no mundo todo. Mas, não é a primeira vez que uma equipe de futebol sofre com um problema dessa magnitude durante um voo. O time de Santa Catarina, na verdade, completou uma lista de dez acidentes aéreos fatais com times de futebol já registrados. A Chapecoense, no entanto, se tornou o primeiro clube brasileiro a passar por essa situação. Confira a lista:

Data: 4/5/1949.

Clube: Torino (Itália).

A delegação do Torino embarcou em um avião Fiat G.212 da Avio Linee Italiane depois de jogar contra o Benfica, em Portugal. A viagem era de Lisboa para Turim, mas a aeronave se chocou com a Basilica de Superga. 31 pessoas morreram no acidente. 18 eram jogadores, além de cinco membros da comissão técnica.

Data: 6/2/1958.

Clube: Manchester United (Inglaterra).

Oito jogadores do Manchester United morreram depois de um acidente a bordo do avião Airspeed AS-57 Ambassador da British European Airways. A aeronave tentava decolar em Munique, Alemanha, com destino a Manchester. O time inglês voltava da Iuguslávia depois de ter encarado o Etsrela Vermelha pela Copa da Europa. Haviam 44 pessoas a bordo. 20 morreram, incluindo os atletas citados.

Data: 16/7/1960.

Clube: Seleção olímpica da Dinamarca.

O avião De Havilland Dragon Rapide, fretado pela Associação Dinamarquesa de Futebol para levar a equipe olímpica para os Jogos da Itália, caiu em Oresund depois de sair do aeroporto de Copenhague. Oito pessoas morreram.

Data:3/4/1961.

Clube: Green Cross (Chile).

Depois de enfrentar o Provincial Osorno, a equipe Green Cross embarcou em um Douglas DC-3 da LAN e acabou se chocando contra a Cordilheira dos Andes no caminho para Santiago, capital chilena. 24 pessoas morreram ao todo. Oito eram jogadores do Green Cross, além do técnico e de um fisioterapeuta. Apenas em fevereiro do ano passado descobriram o local do acidente aéreo.

Data:26/9/1969.

Clube: The Strongest (Bolívia).

O time boliviano perdeu 16 jogadores e membros da comissão técnica em um acidente que matou 74 pessoas ao todo. A delegação do The Strongest estava voltando de Santa Cruz de La Sierra para La Paz, na Bolívia, a bordo de um Douglas DC-6 do Lloyd Aéreo Boliviano, que foi encontrado em Viloco apenas um dia depois.

Data: 11/8/1979

Clube: Pakhtakor Tashkent (Uzbequistão).

A equipe do Pakhtakor Tashkent estava no avião Tupolev Tu-134 rumo a Minsk, onde enfrentaria o Dinamo Minsk, mas, a aeronave se chocou com outro avião, um Tupolev Tu-134 da Aeroflot, quando ambos sobrevoavam a Ucrânia. Todas as 178 pessoas a bordo dos dois aviões morreram, incluindo 14 jogadores e três membros da comissão técnica.

Leia Mais:

Acidente com a Chapecoense repercute no mundo

Clubes brasileiros fazem corrente de apoio à Chapecoense

Irmãs de Alan Ruschel celebram "estado estável" do atleta

CBF define novas datas para Brasileirão e final da Copa do Brasil

Presidente da Fifa manifesta apoio à Chapecoense: "Dia muito triste"

Apresentação de Rogério Ceni é adiada por tragédia com a Chapecoense

Confira vídeos relacionados à tragédia desta terça

Data: 8/12/1987

Clube: Alianza Lima (Peru).

O voo fretado de um Fokker F27 da Servicio Aeronaval de La Marina del Peru caiu no Oceano Pacífico quando já se aproximava do aeroporto Jorge Chávez e acabou causando a morte de 43 pessoas. Entre elas, 16 eram jogadores ou membros da comissão técnica do Alianza Lima. Apenas o piloto sobreviveu.

Data:7/6/1989.

Clube: Colorful 11 (Holanda).

O Colorful 11 era um time da Holanda formado por descendentes de surinameses e faria um amistoso justamente no Suriname contra a equipe SV Robinhood, mas o DC-8 da Surinam Airways, que decolou em Amsterdam, caiu próximo ao aeroporto de Paramaribo. Haviam 178 pessoas a bordo e apenas 11 soreviveram, incluindo três ateltas. 15 jogadores, porém, não tiveram a mesma sorte. Ruud Gullit e Frank Rijkaard, craques históricos do futebol holandês só não viajaram no mesmo voo à época porque não conseguiram autorização de seus clubes.

Data:27/4/1993.

Clube: Seleção da Zâmbia.

18 jogadores da Zâmbia, além da comissão técnica da seleção, morreram quando o avião De Havilland DHC-5D da Força Aérea da Zâmbia caiu na costa do Gabão. Ao todo 30 pessoas a bordo não resistiram ao acidente. O destino da viagem era Dakar e o compromisso era um jogo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, contra o Senegal.

Data:29/11/2016.

Clube: Chapecoense (Brasil).

O avião BAe 146, que levava a delegação da Chapecoense, time de Santa Catarina, além de comissão técnica e jornalistas, para Medelín, Colômbia, onde o time disputaria o primeiro jogo da final da Copa Sul-americana, diante do Atlético Nacional, caiu em na região de Antióquia, a 30 minutos de seu destino. A aeronave tinha 81 pessoas no total: 72 passageiros e nove tripulantes - 22 eram atletas e outras 21 pessoas ligadas ao clube catarinense, sendo alguns jornalistas. 75 pessoas morreram e apenas três jogadores sobreviveram.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade