PUBLICIDADE
Logo do Sport

Sport

Favoritar Time

No STJD, Leão e Antônio Lopes negam propina por convocação de Leomar

21 mar 2013 - 16h52
(atualizado às 17h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Leomar teria sido convocado após ação de lobista contratado pelo Sport</p>
Leomar teria sido convocado após ação de lobista contratado pelo Sport
Foto: Getty Images

Em audiência realizada nesta quinta no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, Emerson Leão e Antônio Lopes negaram  que o ex-volante Leomar tenha sido convocado para a Seleção Brasileira, em 2001, mediante o pagamento de uma quantia em dinheiro. O caso veio a público há duas semanas, quando o presidente do Sport, Luciano Bivar, afirmou que havia pagado para um lobista levar o nome do edx-jogador à comissão técnica da Seleção, comandada por Leão - Antônio Lopes ocupava o cargo de coordenador.

"Fiquei bastante surpreso com tudo isso. Entendo que isso não poderia acontecer. Não existe e nunca existiu tal situação. Depois vimos e ouvimos apor meio da imprensa que o Bivar voltou atrás em tudo o que falou, que não havia denuncia. Tinha apenas um 'promotor' que buscava convocações, e o Bivar disse que não lembrava nem o nome da pessoa. (...) Ainda bem que está sendo tudo esclarecido, não havia nada de obscuro. Estou aqui para tirar qualquer dúvida", disse Antônio Lopes.

Já Leão citou em sua defesa o depoimento dado por Bivar na última terça-feira. Na ocasião, o dirigente negou a existência da propina e afirmou que havia apenas contratado um lobista com trânsito na comissão técnica, para que eles tomassem conhecimento de Leomar.

"O presidente do Sport deu seu testemunho em Goiânia, e ele disse que foi tudo um mal entendido e que eu não tinha nada a ver com isso. Ele contratou uma pessoa para levar o nome do atleta à Seleção. E isso é permitido pela lei: é o marqueteiro, o assessor de imprensa. Ele se expressou mal pelo o que disse, foi extremamente infeliz nas declarações, até me ligou", afirmou.

"Fico feliz por tudo estar sendo esclarecido. Vamos até o final e melhorar o padrão (do futebol), que tem afundado. Estão jogando uma lama mal cheirosa. Se você não é do ramo, não se enfie no meio", finalizou.

O auditor Miguel Cançado, responsável pelo caso, tem mais uma semana para decidir pelo arquivamento da investigação ou pela criação de uma denúncia, mas afirmou que pretende dar "uma resposta à sociedade o quanto antes".

A polêmica envolvendo a convocação de Leomar teve início quando Bivar afirmou, em entrevista à Rádio Transamérica de Recife, que havia "empurrado" o ex-atleta para a Seleção. Na ocasião, o dirigente disse ainda que não iria revelar o nome do intermediário da negociação, para "não revirar defunto". No mesmo dia, o presidente rubro-negro corrigiu as próprias declarações, garantindo apenas que havia contratado o lobista, sem o pagamento de qualquer tipo de propina. Leão, Antonio Lopes e o próprio Leomar também vieram a público para negar a história. Mesmo assim, o nome do lobista acabou não sendo revelado.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade