PUBLICIDADE

Tabela da Copa América dá ao Brasil chance de escolher adversário

13 jul 2011
12h50 atualizado às 17h36
12h50 atualizado às 17h36
Publicidade
Fábio de Mello Castanho
Tarian Chaud
Direto de Córdoba

A tabela sem jogos simultâneos na Copa América dará ao Brasil a chance de escolher o adversário com quem jogará as quartas de final do torneio. Quando entrar em campo para enfrentar o Equador nesta quarta-feira, às 21h45, o time comandado por Mano Menezes saberá exatamente o que terá que fazer para avançar de fase e quais adversários serão possíveis.

A condição privilegiada foi garantida pelo fato de o Brasil fechar a primeira fase do torneio contra o Equador. Todos os outros times da competição já terão encerrado suas participações na competição, inclusive as outras duas seleções do Grupo B, Paraguai e Venezuela, que se enfrentam às 19h15. Vale lembrar: em caso de derrota o Brasil será eliminado.

Veja as possibilidades

1 - Em caso de vitória dos venezuelanos, o Brasil conseguirá a classificação apenas na segunda colocação. Neste caso, o empate e a vitória terão o mesmo valor e o adversário das quartas de final será o Chile, primeiro colocado do Grupo C.

2 - Se Venezuela e Paraguai empatarem, o Brasil terá até três possibilidades. Caso vençam os equatorianos, os brasileiros se classificam em primeiro e encaram os paraguaios, que inevitavelmente nesta situação ficariam como segundo melhores terceiros colocados.

Por outro lado, um empate deixaria o Brasil em segundo ou em terceiro, dependendo do desempate no número de gols marcados em relação ao Paraguai. Os dois países iniciam a rodada com o mesmo número no quesito (2), mas quem terminasse com o pior índice enfrentaria a Venezuela. O segundo faria duelo com o Chile.

3 - Por último, se os paraguaios passarem pelos venezuelanos, o Brasil pode empatar para ser terceiro e desafiar o Paraguai, ou vencer por uma diferença de gols que lhe favoreça. Se fizer menos gols que os rivais, será segundo e irá encarar o Chile. Se marcar mais, terminará como primeiro e enfrentará Peru ou Venezuela.

Sorteio

Empatados em todos os critérios de desempate até o momento, Paraguai e Brasil podem decidir posições em um sorteio organizado pela Conmebol. Para que isso aconteça, basta que eles vençam ou empatem exatamente pelo mesmo placar.

Brasil empatou nas duas primeiras rodadas da fase de grupos da Copa América e agora enfrenta o Equador
Brasil empatou nas duas primeiras rodadas da fase de grupos da Copa América e agora enfrenta o Equador
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Publicidade