PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Goiás

Goiás

Favoritar Time

"Risco é menor que 1%", diz médico sobre cirurgia no coração de Enderson

3 dez 2013 - 12h35
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Vinícius Daher (esq), Sérgio Rassi e Fabrícios Las Casas (dir) explicam cirurgia de Enderson
Vinícius Daher (esq), Sérgio Rassi e Fabrícios Las Casas (dir) explicam cirurgia de Enderson
Foto: João Paulo Di Medeiros / MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra

O técnico do Goiás Enderson Moreira, 42 anos, passará nesta quarta-feira por uma intervenção cirúrgica no coração com intuito preventivo para a oclusão de um furame oval pérveo, pequena má formação no coração que pode ocasionar problemas de derrame. A data da cirurgia já estava marcada há cerca de dois meses.

A cirurgia é considerada uma operação de pequeno risco e será realizada através de um cateterismo. O Dr. Fabrício Las Casas explicou que as chances de insucesso são muito pequenas. “O risco é menor que 1%, fizemos mais de 100 cirurgias, na nossa estatística nunca houve episódio de complicação”, frisou.

O Dr. Vinícius Daher contou que a implantação da prótese para oclusão do furame oval pérveo vai diminuir a possibilidade de derrame, decorrente desse problema de Enderson Moreira, em aproximadamente 70%.

Grêmio vence Goiás e garante vaga na Libertadores:

A intervenção cirúrgica não é um caso de urgência, como explicou o Dr. Sérgio Rassi, cardiologista e vice-presidente do Goiás. Segundo ele, o procedimento poderia ser feito depois, mas a junta médica formada pelo Dr. Vinícius Daher e Fabrício Las Casas contará com a presença do Dr. Maximiliano Lacoste, que virá do Rio de Janeiro para auxiliar na cirurgia, e por este motivo ela será realizada nesta quarta-feira.

Há três anos Enderson Moreira sofreu um mal estar ao dirigir e foi diagnosticado uma esquemia cerebral transitória. Depois disso ele fez uma investigação vascular completa e foi detectado o furame oval pérveo, com algumas características que predispõem à formação de coágulos.

Enderson Moreira será internado por volta das 10h desta quarta-feira e a cirurgia começará entre 11h e 12h (de Brasília). O procedimento dura entre duas e três horas. Por precaução, Enderson ficará internado na UTI por um dia e depois de dois ou três dias será liberado para repouso em casa. O treinador só poderá voltar a fazer exercícios físicos após 30 dias. O Dr. Sérgio Rassi acredita que o treinador poderá estar no Serra Dourada no próximo domingo, mas apenas como espectador.

Sérgio Rassi reconheceu a importância do técnico Enderson Moreira e a falta que ele fará na partida, mas acredita que os jogadores podem levar esse momento do treinador para o lado motivacional. Além disso, Rassi salientou a sintonia entre Enderson e seu auxiliar Luiz Fernando Flores, que comandará a equipe no domingo.

<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/15-jogadores-brasileiros/" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/15-jogadores-brasileiros/">Veja histórias incríveis de 15 destaques que surgiram do nada na Série A</a>
Fonte: MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade