5 eventos ao vivo

Paulista 2014 pode ter 4 rebaixados no mesmo grupo; veja curiosidades

31 out 2013
07h00
atualizado às 11h50
  • separator
  • comentários

O Campeonato Paulista terá a partir de 2014 um novo formato, que foi apresentado na última quarta-feira. O torneio terá quatro datas a menos em relação aos últimos anos e será dividido em quatro etapas: fase de grupos, quartas de final, semifinais e final. O Estadual, entretanto, conta com algumas novidades curiosas.

A regra que mais confunde os torcedores é o fato de que os times não enfrentarão as equipes que estão presentes em suas chaves: os adversários serão os outros 15 clubes. Somente nas quartas de final haverá o encontro entre os times dos mesmos grupos, já que a eliminatória põe frente a frente o primeiro e o segundo colocado.

O rebaixamento não levará em consideração as chaves, o que levará ao descenso os quatro times que fizerem menos pontos. Com isso, há a possibilidade de que o quarteto da degola esteja presente no mesmo grupo. Caso isto aconteça, está previsto que a disputa das quartas terá a presença do melhor terceiro colocado.

Por conta da classificação às quartas, também há a possibilidade de um time com 100% de aproveitamento ficar fora dos playoffs. Isto porque nada impede que os times de um grupo consigam vitórias em todos os seus jogos, o que provocaria um eliminado com ótimo desempenho.

A edição 2014 do Campeonato Paulista também põe fim à disputa do Troféu do Interior, que entre 2007 e 2013 premiou equipes como Ponte Preta, Mogi Mirim e Oeste. De acordo com a FPF, a premiação irá direto para o clube interiorano com melhor desempenho, sem que exista a necessidade de um jogo.

Confira a seguir os grupos do Campeonato Paulista de 2014:
A B C D
São Paulo Corinthians Santos Palmeiras
Penapolense Botafogo-SP Ponte Preta Mogi Mirim
Linense XV de Piracicaba São Bernardo Bragantino
Atlético Sorocaba Ituano Paulista Oeste
Comercial Audax Portuguesa Rio Claro
FPF comete erro de português em sorteio do Paulistão

Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade