Guia do Campeonato Brasileiro 2013 - Terra

Redator - Terra Esportes

A colossal Arena do Grêmio. O novo gigante Mineirão. A novíssima Fonte Nova. A debutante Arena Pernambuco. A volta do Maracanã. O vermelho Morumbi. E até, esporadicamente, o Estádio Nacional de Brasília. O Campeonato Brasileiro 2013 ainda terá alguns clubes fora de suas futuras novas casas, mas sete novíssimos estádios prometem transformar o ambiente da principal competição do País. É verdade que as cinco primeiras rodadas vão dividir a atenção com a Copa das Confederações, mas a competição já se inicia com 18 dos 20 participantes com foco total para a Série A.

Atuais campeões e vice, Atlético-MG e Fluminense podem poupar jogadores no início da competição, já que brigam para ir às semifinais da Libertadores. São exceções em meio a outros times fortes como o Corinthians, campeão mundial e recentemente campeão paulista, São Paulo, que mantém a boa base do primeiro semestre, a competitiva dupla Gre-Nal, de Zé Roberto e D’Alessandro, e ainda o envolvente Botafogo de Oswaldo de Oliveira e o promissor Cruzeiro dos medalhões Dagoberto, Borges e ainda agora do zagueiro Dedé.

Também não se sabe se este poderá ser mais um Campeonato Brasileiro de Neymar, em compasso de espera para sua transferência ao Barcelona. Até a publicação deste infográfico, o Santos rejeitou as ofertas dos catalães, mas vê o tempo voar para o contrato que se encerra em 2014. O corintiano Paulinho, o atleticano Bernard, o gremista Fernando e o colorado Leandro Damião são outros convocados para a Copa das Confederações cotados para partir a Europa. Ao contrário de outros tempos, porém, o brilho da Série A, com equipes muito mais fortes que no passado recente, está garantido. A começar pelos novos ou reformados estádios.