Relembre "troca-trocas" de jogadores no futebol

A troca entre Corinthians e São Paulo do atacante Alexandre Pato pelo meia Jadson é mais uma das várias que já aconteceram no futebol brasileiro. Muitas vezes, jogadores que não deram certo em uma equipe acabam brilhando em um rival, ou atletas trocados por dois ou mais jogadores acabam não rendendo em seu novo clube. A seguir, relembre 30 negociações desse tipo realizadas por equipes brasileiras e vote em quem se deu melhor na troca.

Pato x Jadson

Alexandre Pato nunca convenceu a torcida do Corinthians e caiu em desgraça definitiva após perder o pênalti que eliminou o time da Copa do Brasil de 2013. Já Jadson teve ótimos momentos no São Paulo, mas amargou a reserva de Ganso após a chegada de Muricy Ramalho.

Fotos: Mauro Pimentel e Ricardo Matsukawa / Terra

Vote

Quem se deu melhor?


Marcos Assunção e Caio x Athirson e Lúcio

Em 1998, a diretoria do Santos acertou a ida do volante Marcos Assunção (à esq.) e do atacante Caio para o Flamengo, em troca das chegadas do lateral Athirson (à dir.) e do meia-atacante Lúcio. Os quatro jogadores renderam bem em seus novos clubes.

Fotos: Getty Images e Ricardo Saibun / Santos FC / Divulgação

Vote

Quem se deu melhor?


César Sampaio x Ranielli e Serginho Fraldinha

O Palmeiras foi buscar o volante César Sampaio no Santos em 1991, e em troca cedeu o meia Ranielli (foto) e o atacante Serginho Fraldinha. Sampaio foi essencial nos bicampeonatos paulista e brasileiro do Palmeiras, em 1993 e 1994.

Fotos: Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


Arouca x Rodrigo Souto

Na reserva do São Paulo de Muricy Ramalho, Arouca foi para o Santos em 2010 em troca de outro volante, Rodrigo Souto, que estava em ótimo momento. Arouca colecionou títulos com a camisa santista, mas Souto nunca conquistou de vez a torcida tricolor.

Fotos: Leandro Martins / Futura Press e Léo Pinheiro / Terra

Vote

Quem se deu melhor?


Barcos x Vilson, Leandro, Léo Gago e Rondinelly

No início de 2013, o Grêmio surpreendeu ao anunciar a contratação do centroavante Barcos, destaque do Palmeiras. Em contrapartida, foram para o clube paulista o zagueiro Vilson (em definitivo), o atacante Leandro, o volante Léo Gago e o meia Rondinelly (os três por empréstimo). Só Leandro (foto), que teve os direitos comprados, segue no Palmeiras.

Fotos: André Antunes / Futura Press e Marcelo Pereira /Terra

Vote

Quem se deu melhor?


Roger x Lúcio

No meio de 2006, uma troca envolvendo dois jogadores em fase ruim em seus clubes agitou o futebol paulista. O centroavante Roger trocou o São Paulo pelo Palmeiras, enquanto o lateral esquerdo Lúcio fez o caminho inverso. Nenhum conseguiu destaque no novo time.

Fotos: Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


Ribamar x Neto

Em 1989, o técnico palmeirense Emerson Leão deu o aval para mandar o meia Neto ao rival Corinthians, em troca do também meia Ribamar. O resultado é conhecido: Neto liderou os corintianos ao primeiro título brasileiro no ano seguinte e se tornou ídolo alvinegro.

Fotos: Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


Souza x Rhodolfo

Uma troca recente: o volante gremista Souza foi emprestado para o São Paulo, e em troca o clube gaúcho renovou o empréstimo do zagueiro tricolor Rhodolfo. Os vínculos vão até o fim da temporada.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Vote

Quem se deu melhor?


Pita x Zé Sergio e Humberto

Em 1984, dois grandes nomes do futebol brasileiro trocaram de lado. O meia Pita, maestro do Santos, foi contratado pelo São Paulo, que mandou para a Vila Belmiro o habilidoso ponta esquerda Zé Sergio (foto), acompanhado do volante Humberto.

Fotos: Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


Belletti e Serginho x Gilmar, Vítor, Donizete, Palhinha e Aílton

Uma das trocas envolvendo mais jogadores aconteceu em 1996. O Cruzeiro cedeu o volante Belletti (à esq.) e o lateral esquerdo Serginho ao São Paulo, e em troca recebeu um "pacotão": o zagueiro Gilmar, o lateral direito Vítor, o volante Donizete, o meia Palhinha (à dir.) e o atacante Aílton.

Fotos: Getty Images e Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


João Carlos x Cris

Em 1999, Cruzeiro e Corinthians protagonizaram uma troca de zagueiros: João Carlos deixou Belo Horizonte para jogar em São Paulo, enquanto o jovem Cris fez o caminho inverso. Os dois tiveram passagem pela Seleção Brasileira.

Fotos: Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


Kleber x Guilherme

Uma troca envolvendo um brasileiro e um estrangeiro aconteceu em 2009. O promissor atacante Guilherme foi vendido pelo Cruzeiro ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e em troca os mineiros receberam os direitos do também atacante Kleber, que teve ótima passagem pela equipe celeste.

Fotos: Bruno Cantini / CAM e Ricardo Saibun / Agência Lance

Vote

Quem se deu melhor?


Lucca x Diego Renan, Gilson, Amaral e Fabinho

Destaque do Criciúma na Série B de 2012, o meia-atacante Lucca foi contratado pelo Cruzeiro, que cedeu quatro jogadores ao time catarinense em troca: os laterais Diego Renan (foto) e Gilson, o volante Amaral e o atacante Fabinho. Sem espaço no time mineiro, porém, Lucca já voltou ao Criciúma.

Fotos: VipComm

Vote

Quem se deu melhor?


Leonardo e Fillipe Soutto x Alecsandro

Atlético-MG e Vasco acertaram uma troca para a temporada 2013: o atacante Leonardo e o volante Fillipe Soutto (foto) foram para o time carioca, que mandou o centroavante Alecsandro à equipe de Belo Horizonte.

Fotos: Alexandre Loureiro / Gazeta Press e Ramon Bittencourt / Agência Lance

Vote

Quem se deu melhor?


Ibson x David Braz e Rafael Galhardo

Em 2012, o meia Ibson foi liberado pelo Santos ao Flamengo. Em troca, o time carioca mandou dois jogadores à Vila Belmiro: o zagueiro David Braz (foto) e o lateral direito Rafael Galhardo.

Fotos: Ricardo Saibun / Santos FC / Divulgação e Bruno Santos / Terra

Vote

Quem se deu melhor?


Nilton x Pedro Ken e Sandro Silva

O Cruzeiro foi atrás do volante Nilton para montar seu time campeão brasileiro de 2013, e conseguiu o jogador do Vasco após mandar dois atletas em troca: o meia Pedro Ken (foto) e o volante Sandro Silva.

Fotos: Yuri Edmundo / Gazeta Press e Frascinco Struckert / Agência Lance

Vote

Quem se deu melhor?


Borges x Marquinhos

Campeão da Libertadores de 2011, o Santos queria reforçar seu ataque. E para isso foi buscar Borges, no Grêmio. Em troca, o time gaúcho recebeu o meia Marquinhos.

Fotos: Gil Leonardi / Agência Lance e Antonio Carlos / Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


Henrique x Montillo

No início de 2013, o Santos investiu alto para contratar o meia argentino Montillo, destaque absoluto do Cruzeiro. Em troca, o time mineiro recebeu ainda o volante Henrique, que já havia passado pela Toca da Raposa. Montillo deixou o Santos neste ano para jogar na China.

Fotos: Ricardo Saibun / Santos FC / Divulgação e Rircado Matsukawa / Terra

Vote

Quem se deu melhor?


Daniel Carvalho x Pierre

Em 2012, o Palmeiras apostou no meia Daniel Carvalho, que vivia fase irregular no Atlético-MG. Em troca, cedeu o volante Pierre, que já estava no time mineiro por empréstimo. Pierre segue na equipe atleticana, enquanto Daniel Carvalho deixou poucas saudades no Palestra Itália.

Fotos: Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


Valdir Bigode x Gallo e Ronildo

Artilheiro nos times em que passou, o atacante Valdir Bigode chegou ao Botafogo em 1999 vindo do Atlético-MG. Em troca, o time mineiro recebeu o volante Gallo (foto) e o lateral esquerdo Ronildo. Valdir, porém, não repetiu o bom desempenho de equipes anteriores com a camisa botafoguense.

Fotos: CBF / Divulgação e Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


Vampeta x Adriano

Em 2001, o Flamengo buscou o volante Vampeta na Inter de Milão, da Itália, e em troca cedeu os direitos de uma promessa rubro-negra: ninguém menos que Adriano. O centroavante se tornou um dos melhores do mundo na Europa, enquanto o volante ficou famoso pela frase "o Flamengo finge que paga, eu finjo que jogo".

Fotos: Bernando Monteiro / VipComm e Getty Images

Vote

Quem se deu melhor?


Luan x Charles e Marcelo Oliveira

Muito contestado pela torcida do Palmeiras, o atacante Luan pediu para sair em 2013 e foi defender o Cruzeiro, onde se sagrou campeão brasileiro. Em troca, o time mineiro mandou os volantes Charles e Marcelo Oliveira (foto) para a equipe paulista.

Fotos: Juliana Flister / VipComm e Miguel Schincariol / Agência Lance

Vote

Quem se deu melhor?


Leonardo x Nelsinho

Em 1990, São Paulo e Flamengo fizeram uma troca de laterais esquerdos. O time paulista mandou Nelsinho à Gávea, e contratou a revelação rubro-negra Leonardo. Nelsinho se lesionou e não teve muito sucesso no Fla, enquanto Leonardo se tornou ídolo tricolor.

Fotos: Daniel Ramalho / Terra e Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


Gerson Magrão x Fred

Essa aconteceu quando os jogadores ainda eram apenas promessas de seus clubes. O meia Gérson Magrão, então no Cruzeiro, foi para o América-MG, que em troca mandou ao time celeste o centroavante Fred, hoje titular da Seleção Brasileira. Magrão foi imediatamente repassado ao Feyenoord, da Holanda, que mantinha um convênio com o América.

Fotos: Reuters e Getty Images

Vote

Quem se deu melhor?


Willian x Diego Souza

O meia Diego Souza vinha lutando para conquistar a torcida do Cruzeiro no primeiro semestre de 2013, mas uma proposta do Metalist tirou o jogador do time mineiro. Em troca, o clube ucraniano enviou o atacante Willian, que acabou sendo fundamental no título brasileiro do mesmo ano.

Fotos: Washington Alves / VipComm e Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


Leonardo Silva x Jajá, Reina e André Luís

Em 2009, o Cruzeiro foi buscar o zagueiro Leonardo Silva no Vitória. Em troca, o clube baiano recebeu três jogadores do time celeste: o meia Reina (foto) e os atacantes Jajá e André Luís.

Fotos: Paulo Fonseca / Futura Press e Getty Images

Vote

Quem se deu melhor?


Fábio x Alex Dias

Um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro, o goleiro Fábio chegou por meio de uma troca. Em 2005, o jogador veio do Vasco, que recebeu do time mineiro o atacante Alex Dias.

Fotos: Getty Images e Washington Alves / VipComm

Vote

Quem se deu melhor?


Apodi x Carlinhos

Em 2008, Santos e Cruzeiro trocaram de laterais. O canhoto Carlinhos foi da equipe paulista para a mineira, enquanto o destro Apodi fez o caminho inverso, saindo de Belo Horizonte rumo à Baixada Santista.

Fotos: Carlos Costa / Futura Press e PhotoCamera

Vote

Quem se deu melhor?


Edmundo x Marques

Após o fiasco no centenário do Flamengo em 1995, Edmundo foi defender o Corinthians no ano seguinte. Em troca, o time paulista mandou para a Gávea o também atacante Marques. Ambos não duraram mais que uma temporada em seus novos clubes.

Fotos: Getty Images e Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?


Axel x Gilberto, Dinho, Macedo e Jamelli

Revelado pelo Santos, o volante Axel foi contratado pelo São Paulo em 1994. Em troca, a equipe tricolor enviou três jogadores à Vila Belmiro: o goleiro Gilberto, o volante Dinho e os atacantes Macedo (foto) e Jamelli. Os dois últimos foram fundamentais na campanha do Santos no Brasileiro de 1995, quando foi vice-campeão.

Fotos: Gazeta Press

Vote

Quem se deu melhor?