0

China domina patinação artística e leva ouro e prata

16 fev 2010
02h55
atualizado às 05h45

A China dominou o pódio da patinação artística de duplas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010. O casal formado por Xue Shen e Hongbo Zhao confirmou a boa fase e foi quase perfeito em sua apresentação, levando a melhor sobre os compatriotas Qing Pang e Jian Tong, que ficaram com a prata.

Xue Shen e Hongbo Zhao, que são marido e mulher, dominaram também o primeiro dia de prova, quando foi disputado o chamado programa curto (com duração de 2min30s). Nesta terça, no programa longo (duranção de 4min50s e que vale mais para os juízes), os chineses voltaram a dominar a prova.

O terceiro lugar ficou com o casal alemão formado por Aliona Savchenko e Robin Szolkowy, que somou 210.60 pontos. A dupla campeã ficou bem à frente dos adversários e levou a nota 216.57. Já os segundos colocados ficaram com 213.31. A China ainda colocou mais uma dupla entre as cinco primeiras colocações. Dan Zhang e Hao Zhang ficaram na quinta posição, com 194.34, atrás da dupla russa formada por Yuko Kavaguti e Alexander Smirnov, com 194.77.

Outra dupla que também merece destaque é a canadense. Jessica Dubé e Bryce Davison ficaram na sexta posição, com 187.11, mas antes de competirem em casa nos Jogos de Inverno deste ano tiveram um grande problema em 2007.

Em fevereiro daquele ano a patinadora sofreu um grave acidente durante uma competição e teve seu rosto cortado pelos patins do companheiro. A atleta levou nada menos que 80 pontos no rosto, mas conseguiu se recuperar para conquistar uma ótima posição na Olimpíada de Inverno deste ano.

Na patinação artística, a dupla precisa realizar oito movimentos obrigatórios e outros a critério dos atletas. A nota é dada a partir do desempenho dos competidores na parte técnica e também na artística, obrigando os patinadores a desenvolverem manobras originais para cativar os juízes.

Confira os dez primeiros colocados:

1. Xue Shen e Hongbo Zhao (CHN) - 216.57 pontos
2. Qing Pang e Jian Zong (CHN) - 213.31
3. Aliona Savchenko e Robin Szolkowy (ALE) - 210.60
4. Yuko Kavaguti e Alexander Smirnov (RUS) - 194.77
5. Dan Zhang e Hao Zhang (CHN) - 194.34
6. Jessica Dubé e Bryce Davison (CAN) - 187.11
7. Maria Mukhortova e Maxim Trankov (RUS) - 185.79
8. Tatiana Volosozhar e Stanislav Morozov (UCR) - 181.78
9. Anabelle Langlois e Cody Hay (CAN) - 179.97
10. Amanda Evora e Mark Ladwig (EUA) - 171.92

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Confira incríveis tombos do esqui alpino downhill
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade