PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

A menos de um mês dos Jogos, COI vê Rio 2016 pronto para receber o mundo

11 jul 2016 - 14h48
Compartilhar
Exibir comentários

O início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro está cada vez mais perto. A 25 dias do pontapé inicial, as últimas obras estão sendo finalizadas, e a cidade se prepara para receber os maiores atletas do esporte mundial. Para a marroquina Nawal El Moutawakel, campeã olímpica e coordenadora de comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI), a capital fluminense está pronta para sediar um evento desta magnitude.

"O Rio 2016 está pronto para receber o mundo. Os atletas olímpicos podem ficar ansiosos para viver em uma vila olímpica espetacular e para competir em locais absolutamente incríveis. De vistas como o Corcovado e o Pão de Açúcar, até as novas facilidades da Barra e de Deodoro, e o icônico Maracanã e a praia de Copacabana, eu não posso imaginar cenário mais espetacular para os principais esportistas do mundo mostrarem seus talentos para o mundo que os assiste", afirmou a marroquina.

Em carta divulgada pelo COI, a entidade acredita que todas as obras e instalações estarão prontas para o início dos Jogos. O Velódromo e o Centro de Hipismo, por exemplo, que ainda estão sendo finalizados, serão entregues a tempo, de acordo com o Comitê. Aliás, o COI citou a realização e o sucesso dos 44 eventos testes realizados, que são vistos como um bom sinal.

"Eu venho visitando o Rio regularmente desde 2009, e eu amo os cariocas e os brasileiros em geral. Eles são pessoas muito hospitaleiras, que sabem receber convidados e viver a vida em sua plenitude. Os turistas que visitarem o Rio em agosto vão podem vivenciar esse espírito plenamente, indo para os locais de jogos, visitando e descobrindo a cidade. Os cariocas vão estão celebrando, e isso significa que o Rio de Janeiro vai ser o lugar para estar em agosto", continuou Nawal.

O Comitê Olímpico Internacional ainda apontou obras de mobilidade urbana, como a Linha 4 do metrô, responsável por ligar Ipanema à Barra da Tijuca, e o corredor Transolímpico do BRT (Transporte Rápido por Ônibus), que ligará a Barra a Deodoro, locais de competições durante os Jogos. Para El Moutawakel, as obras servirão de legado para a população.

"Os brasileiros também transformaram a cidade a partir de uma visão de futuro que eles tornaram realidade. Não só por entregar todos as instalações e serviços que os Jogos requerem, mas também por terem criado um legado que vai beneficiar os cidadãos locais e todo o País por décadas. O sucesso dos Jogos será o sucesso deles", finalizou a campeã olímpica dos 400m com barreiras em Los Angeles 1984.

Quem também exaltou a estrutura e o trabalho que está sendo e que ainda será realizado foi o presidente do Comitê Organhizados do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

"Agora, nossa jornada está entrando na fase mais crítica: a operação dos Jogos. Obviamente, estamos orgulhosos de estarmos prontos para receber o mundo e também podemos ver a transformação no Rio em todos os lugares que vamos. Muito trabalho nos espera, mas nós temos muita energia. Vamos entregar grandes Jogos", disse Nuzman.

No comunicado, o COI ainda aborda o assunto relacionado ao zika vírus, que foi responsável pela desistência de diversos atletas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para a entidade, o risco é mínimo de adquirir o vírus durante os Jogos, muito por causa do clima. Além disso, o órgão confia nas recomendações da Organização Mundial da Saúde. Em relação à segurança, o Comitê Olímpico Internacional relatou que 85 mil pessoas serão responsáveis pela segurança, vindas de 55 países.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade