PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Agência suspende laboratório de controle de dopagem do Rio

24 jun 2016 - 15h09
(atualizado às 15h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta sexta-feira, a Wada, Agência Mundial Anti-Doping, anunciou a suspensão do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), localizado no Rio de Janeiro e que seria o responsável pelas análises durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Segundo a entidade, o órgão nacional não cumpriu as recomendações do Padrão Internacional para Laboratórios (ISL).

Em comunicado oficial, a Wada revelou que o LBCD está suspenso desde quarta-feira (22), data em que recebeu a notificação. Com isso, Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem está proibido de prosseguir com análises anti-doping de unira e sangue.

O LBCD tem 21 dias para apelar da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Para o diretor da Wada, Olivier Niggli, serão tomadas as medidas necessárias para que o laboratório volte a atuar.

"Nesse período, a Wada vai trabalhar em conjunto com o laboratório do Rio para resolver o problema. Os atletas podem ter certeza de que a suspensão só será cancelada pela Wada quando o laboratório estiver trabalhando conforme os critérios necessários. Isso para que as análises dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos sejam robustas", afirmou Niggli.

A suspensão inicial paralisa as ações do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem por seis meses. A revogação da medida depende de avaliação da Comissão Disciplinar da Norma Internacional para Laboratórios.

Foto: Divulgação/Rio 2016
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade