PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Apelação da promotoria por pena maior à Pistorius é negada na África do Sul

26 ago 2016 - 08h43
Compartilhar
Exibir comentários

A promotoria sul-africana considera que os seis anos de prisão impostos ao ex-recordista paralímpico Oscar Pistorius é muito pequena. Uma apelação do órgão contra tal pena, contudo, foi rejeitada pela justiça do país nesta sexta-feira.

Thokozile Masipa, juíza do tribunal de Johannesburgo, capital do país, acredita que a promotoria não terá sucesso em sua apelação. "O pedido de apelação é rejeitado. Não estou convencido de que a apelação tenha uma possibilidade de êxito e de que outro tribunal possa chegar a conclusões diferentes", afirmou sobre seu veredicto.

"Esta pena de seis anos é escandalosamente clemente e imprópria. A Corte de Apelações poderia razoavelmente estimar que este tribunal se equivocou com a pena aplicada", protestou o promotor Gerrie Nel.

Em julho deste ano, Pistorius foi condenado a seis anos reclusos pelo assassinato de Reeva Steenkamp, então sua namorada, com quatro tiros em 2013. Até 2015, o sul-africano havia sido condenado por "homicídio culposo" - quando não há intenção de matar -, mas tal acusação foi reclassificada para "assassinato" pela Suprema Corte após ação da promotoria.

Pistorius foi o primeiro atleta paralímpico a competir lado a lado com atletas não deficientes. O sul-africano foi o detentor dos recordes mundiais nas provas de velocidade dos 100 e 200m, ambos quebrados pelo brasileiro Alan Fonteles.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade