PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

COI anuncia que federações decidirão sobre participação da Rússia no Rio 2016

24 jul 2016 - 11h06
(atualizado às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou neste domingo que serão as federações internacionais de cada modalidade esportiva que vão decidir quais atletas russos poderão disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, segundo um comunicado oficial da entidade.

Após analisar a situação dos atletas russos, o Comitê Executivo do COI decidiu que nenhum atleta da Rússia poderá competir no Rio a menos que cumpra uma série de condições.

A primeira dela é satisfazer as exigências de suas respectivas federações internacionais no tema doping. Segundo o COI, a ausência de testes positivos em provas verificadas pela agência nacional não será considerada suficiente pelas federações internacionais.

Além disso, o Comitê Olímpico Russo não poderá enviar aos Jogos do Rio nenhum atleta sancionado anteriormente por doping, mesmo no caso de já ter cumprido a punição.

Os atletas russos que forem finalmente sejam aceitos pelo COI serão submetidos a um rigoroso exame antidoping que será realizado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) em coordenação com a respectiva federação internacional.

O Comitê Executivo do COI, que advertiu que outras sanções podem ser adotadas adiante, reiterou sua preocupação com as "evidentes deficiências" da luta contra o doping.

O COI agradeceu à atleta russa Yulia Stepanova, que denunciou o sistema de doping de Estado implementado na Rússia, sua contribuição para a luta contra a dopagem, mas rejeitou seu pedido de participar dos Jogos de Rio sob bandeira neutra.

Além disso, o comunicado afirma que Stepanova não poderia competir por ter sido sancionada anteriormente por doping.

Em agradecimento por sua contribuição à luta contra o doping, o COI fez um convite a Stepanova e a seu marido para que assistam como espectadores os Jogos do Rio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade