PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Com atletismo russo fora dos Jogos, Putin defende comitê antidoping

22 jul 2016 - 16h55
Compartilhar
Exibir comentários

Após a exclusão do atletismo russo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o presidente Vladimir Putin se manifestou nesta sexta-feira. O governante da Rússia afirmou que não há lugar para o uso de doping no esporte, e defendeu a criação de uma comissão para cuidar desta grave pendência no país.

"O esporte precisa ser limpo, e a saúde dos atletas deve ser protegida de forma confiável", afirmou Putin. O pronunciamento aconteceu dois dias antes de um possível banimento total do país do torneio, já que haverá uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) neste domingo para analisar a situação.

Putin pediu ainda que o Comitê Olímpico Russo concentre esforços para montar um órgão independente para a questão antidoping. O presidente russo indicou Vitaly Smirnov, membro do COI desde 1971, para assumir a liderança do novo comitê.

"Smirnov é um homem de reputação absolutamente impecável, além de possuir total respeito e confiança da família olímpica. É um representante intocável para liderar a comissão. A ideia é formá-la com especialistas nativos russos e também estrangeiros", declarou.

O governante da Rússia quer que a comissão possa prover "um desenvolvimento rápido e um controle rígido para que o plano nacional de luta contra o doping seja realizado de forma efetiva".

Mikhail Gorbachev, ex-chefe de Estado da antiga União Soviética, manifestou repúdio à decisão de banir completamente o atletismo russo das Olimpíadas. O político escreveu uma carta aberta ao COI, onde afirmou que o princípio de "punição coletiva é inaceitável".

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade