PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Delegação russa é recebida por centenas de pessoas em aeroporto de Moscou

23 ago 2016 - 17h19
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de pessoas estiveram nesta terça-feira no aeroporto Sheremetievo, em Moscou, para receber parte da delegação da Rússia que participou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em que o país terminou na quarta posição após conquistar 56 medalhas, 19 delas de ouro.

Embora o avião vindo do Brasil tenha chegado com quatro horas de atraso à capital russa, devido ao atraso no embarque no aeroporto do Rio, os fãs esperaram pacientemente pela chegada de seus ídolos.

Um a um, todos os medalhistas que chegaram a Moscou no primeiro avião foram apresentados pelo presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov, que destacou a excelente atuação dos atletas apesar de todas as dificuldades.

Embora a equipe olímpica russa tenha se visto imersa num clima de tensão, inclusive às vésperas do início dos Jogos, foi ponto pacífico entre analistas e dirigentes que os atletas russos que foram ao Rio desempenharam um papel digno.

A Rússia repetiu o quarto lugar no quadro de medalhas obtido nos Jogos de Londres, em 2012, mesmo com a exclusão de toda a equipe de atletismo (com exceção da saltadora Darya Klishina), banida da competição após a publicação do controverso Relatório Mclaren, que acusou o Estado russo de promover e encobrir o doping em massa entre atletas do país.

Os remadores e os levantadores de peso também não puderam participar dos Jogos do Rio e, mesmo assim, o ministro de Esportes russo, Vitaly Mutko, e o primeiro-ministro do país, Dmitri Medvedev, qualificaram como um sucesso a participação da Rússia na competição.

Alguns atletas russos, em particular os nadadores - com especial ênfase em Yulia Efimova -, foram vaiados durante os primeiros dias dos Jogos Olímpicos, mas as críticas foram se abrandando conforme avançava a competição.

Hoje, o movimento olímpico russo levou outro duro golpe, com a confirmação da exclusão de todo o time nacional dos Jogos Paralímpicos.

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) desprezou o recurso da Rússia contra a decisão do Comitê Paralímpico Internacional (CPI) de expulsar toda a seleção russa da competição.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade