PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Governo russo espera que COI libere atletas limpos para Rio 2016

22 jul 2016 - 09h22
Compartilhar
Exibir comentários

Com todo o escândalo de doping deflagrado nos últimos meses, a Rússia sofre com a possibilidade de ser excluída por completo dos Jogos Olímpicos. O Kremlin, governo do país, agora espera o pronunciamento do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre o caso, autorizando ou não os atletas limpos a participarem das Olimpíadas do Rio.

"Consideramos que os atletas que não tenham sido atingidos por suspeitas (de doping), que não tenham sido declarados (dopados) ou que não sejam alvos de nenhuma acusação de doping devem ter o direito de participar dos Jogos Olímpicos", afirmou o porta-voz do governo, Dmitri Peskov.

Nesta quinta-feira, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) confirmou a exclusão de 68 atletas russos, incluindo a campeã olímpica Yelena Isinbayeva, do salto com vara.  Neste domingo, o COI deve se pronunciar sobre a exclusão do Comitê Russo, deixando de lado uma das maiores nações olímpicas, presente no top 4 do quadro geral em todas as edições desde Atlanta 1996.

"É lamentável que esta decisão chegue às vésperas dos Jogos Olímpicos, o que faz com que fiquemos limitados no tempo para tomar medidas legais para defender os direitos de nossos atletas", completou Peskov.

Se o Comitê Russo for realmente banido, as demais federações internacionais poderão "dar abrigo" aos atletas russos que estejam fora da lista de doping supostamente organizada pelo Estado russo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade