0
Logo do Olimpíada 2016
Foto: terra

Olimpíada 2016

Os anunciantes aqui reunidos não possuem relação com os Jogos Rio 2016 e patrocinam apenas este caderno especial.

"Há campo para trabalho conjunto", diz presidente do COB em Israel

11 nov 2010
10h06
  • separator
Gabriel Toueg
Direto de Jerusalém

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, encontrou-se na manhã desta quinta-feira, em Jerusalém, com o presidente de Israel, Shimon Peres. O encontro abriu a agenda de Nuzman em uma visita que, segundo a assessoria de imprensa do COB, é realizada em caráter pessoal, nas férias do presidente da entidade.

Em conversa com o Terra, na residência oficial do presidente Peres, Nuzman afirmou que existe ampla cooperação entre Israel e o Brasil na área dos esportes. "Acho que há algumas possibilidades de trabalho (conjunto), especialmente na área científica de laboratórios e de preparação de atletas", disse, ao comentar a inauguração, prevista para dezembro, de um laboratório científico do COB.

Com relação à cooperação no que se refere à segurança, Nuzman explicou que há uma divisão de trabalho nos comitês organizadores dos Jogos Olímpicos. Segundo ele, a área de segurança é de responsabilidade do Governo Federal brasileiro, e não do COB. Entretanto, ele ouviu do ministro israelense de Indústria, Comércio e Trabalho, Benjamin Ben-Eliezer, com quem se reuniu logo depois, que "infelizmente Israel é número um no que diz respeito à segurança pública".

No encontro de trabalho, o ministro Ben-Eliezer anunciou que fará visita ao Brasil em maio de 2011. "Vou com empresas israelenses, e queremos oferecer a tecnologia e o conhecimento dessas companhias a vocês", disse.

Os empresários de Israel estão de olho no mercado brasileiro desde o anúncio da realização da Copa e da Olimpíada no Brasil. No final de setembro, diversas companhias israelenses estiveram presentes na Sports Events Expo Rio, como a Mer Group, responsável por criar os mecanismos de segurança dos jogos de Atenas, em 2004.

Por outro lado, o Governo do Brasil está buscando em Israel tecnologias e a experiência do país para aplicação nos eventos. Na última semana, cerca de 70 brasileiros participaram, em Tel Aviv, de uma conferência de segurança pública. Na delegação brasileira, havia integrantes dos comitês organizadores da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, além de membros das Polícias Civil e Militar de vários Estados, do Corpo de Bombeiros, do Exército, e também de prefeituras.

Nuzman contou que conheceu o presidente israelense durante os jogos em Pequim, quando Peres esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Embaixada do Brasil. No encontro entre os dois, o presidente do COB disse que já participou de jogos macabeus no país. Esta é a quinta visita de Nuzman a Israel. Ele também se encontrou, nesta quinta-feira, com a ministra israelense de Cultura e Esportes, Limor Livnat.

Nuzman, que ficará uma semana no país com a esposa, Márcia Peltier, foi convidado para fazer uma apresentação em Tel Aviv diante de empresários brasileiros e israelenses. No final da tarde, ele deve fazer uma visita à sede do Comitê Olímpico de Israel, também em Tel Aviv.

Carlos Arthur Nuzman se encontrou nesta quinta com o presidente de Israel, Shimon Peres
Carlos Arthur Nuzman se encontrou nesta quinta com o presidente de Israel, Shimon Peres
Foto: Reinaldo Marques / Terra

Veja também:

Veja os maiores campeões das ligas nacionais por país
Fonte: Especial para Terra
publicidade