PUBLICIDADE

Hipismo

Brasileiros estrearam no adestramento paraequestre somente em 2003

A equipe brasileira concorreu sua primeira disputa internacional no Mundial da Bélgica

2 set 2016 - 08h00
Compartilhar
Sérgio Ribeiro Fróes Oliva
Sérgio Ribeiro Fróes Oliva
Foto: Divulgação

Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro começam no próximo dia 07 de setembro. Para os fãs de hipismo, as datas mais importantes são entre 11 e 16, quando ocorrem as disputas de adestramento.

O hipismo estreou nos Jogos Paralímpicos em Nova York e Stoke Mandeville, em 1984. No entanto, com pouca popularidade, a modalidade ficou de fora da programação oficial até os Jogos de Atlanta 1996. A equipe brasileira, no entanto, concorreu a uma disputa internacional apenas em 2003, no Mundial da Bélgica.

No mesmo ano, a equipe brasileira conquistou a prata por equipes nos Jogos Panamericanos de Mar del Plata, Argentina. Marcos Fernandes Alves, o Joca, e Sérgio Oliva conquistam ouro individual e no Freestyle, e Paulo Roberto Meneses, a prata. O resultado garantiu a primeira vaga brasileira em uma Paralimpíada, em Atenas 2004, quando Joca terminou em 9º lugar montando um cavalo alugado.

O Brasil competiu pela primeira vez com uma equipe olímpica completa nos Jogos de Pequim 2008. Dessa vez, Joca montou seu primeiro cavalo próprio e conquistou duas medalhas de bronze no Grau Ib (Individual e Freestyle). (com informações do site Brasil Hipismo)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade