PUBLICIDADE

Hipismo

Conheça os benefícios da equoterapia

Conviver com animais traz inúmeros benefícios, entre eles diminuição da ansiedade e estresse, redução do sedentarismo e alívio da depressão

26 ago 2016 - 08h00
Compartilhar
Mesmo com um cavalo cego de um olho, Justo Botelho Santiago se classificou na prova de equitação
Mesmo com um cavalo cego de um olho, Justo Botelho Santiago se classificou na prova de equitação
Foto: iStock / Divulgação

Conviver com animais traz inúmeros benefícios a nossa saúde, entre eles a diminuição da ansiedade e estresse, redução do sedentarismo e alívio dos sintomas da depressão. Com os cavalos não seria diferente.

Algumas pessoas não buscam o hipismo somente para práticas esportivas. Para alguns, montar é uma terapia. A equoterapia é um método que utiliza o cavalo, mesclando as áreas de saúde, educação e equitação em busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Pode ser praticada tanto por adultos quanto por crianças e também é uma opção para trabalhar a coordenação motora, tonificar os músculos e emagrecer.

As aulas de equitação custam a partir de R$ 350, mas há instituições que oferecem aulas gratuitas para a formação do cidadão, como a Escola de Hipismo de Volta Redonda (RJ) e o projeto da ONG Cavaleiros Independentes. Na Escola de Hipismo de Volta Redonda, são oferecidas aulas gratuitas a alunos de 8 a 14 anos da rede municipal de ensino; além de 40 vagas para idosos integrantes dos programas municipais para a Terceira Idade. É a única escola pública de hipismo em atividade no Brasil e já formou mais de 1,6 mil alunos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade