PUBLICIDADE

Hipismo

Hipismo é a única modalidade com igualdade de gênero

Nada de equipes masculinas e femininas – no hipismo, homens, mulheres e atletas jovens e maduros disputam as mesmas provas

8 ago 2016 - 10h00
(atualizado às 14h13)
Compartilhar
A atleta Giovana Pass, de 18 anos
A atleta Giovana Pass, de 18 anos
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nada de equipes masculinas e femininas – no hipismo, homens, mulheres e atletas jovens e maduros disputam as mesmas provas, tanto entre si quanto nas modalidades coletivas. Um dos esportes olímpicos mais antigos – a primeira disputa ocorreu em 1900 em Paris – o hipismo dá o exemplo e prova que homens e mulheres podem e devem ter as mesmas oportunidades no esporte.

“No hipismo homens e mulheres podem competir por igual e eu acho isso maravilhoso. Essa é uma característica que torna o hipismo um esporte muito nobre, não somente por essa questão de igualdade de gênero, mas também de idade. Eu bati o recorde nas Olimpíadas de Pequim sendo a atleta mais jovem e, ao mesmo tempo, tinha um atleta japonês batendo o recorde sendo o mais velho”, conta Luiza Almeida, atleta brasileira de adestramento.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 40 dos 60 cavaleiros de adestramento são mulheres, segundo a FEI (Federação Equestre Internacional). A atleta Giovana Pass, também do adestramento, tem apenas 18 anos e dividirá a arena com a veterana Julie Brougham, da Nova Zelândia, de 62 anos. “O corpo do cavalo, junto com a mente do cavaleiro e os dois corações unidos. Isso é lindo demais! É único e de arrepiar!”, emociona-se a brasileira.

O time brasileiro de hipismo será composto por Luiza Almeida, João Victor Oliva, Pedro Almeida, Manuel Almeida e Giovana Pass no adestramento; Ruy Fonseca Eventing, Márcio Carvalho Jorge, Nilson Moreira, Márcio Appel e Carlos Parro no CCE (Concurso Completo de Equitação) e Doda Miranda, Rodrigo Pessoa, Eduardo Menezes, Pedro Veniss, Felipe Amaral e Stephan Barcha no salto. As competições ocorrem até o dia 19 de agosto, com exceção dos dias 13 e 18, quando não haverá provas.

Leia também:

Saiba como são transportados os cavalos para os Jogos

Conheça o local da prova de hipismo nos Jogos Olímpicos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade