PUBLICIDADE

Hipismo

‘Pulada de cerca’ deu origem à competição de salto

12 ago 2016 - 16h00
Compartilhar
3 modalidades olímpicas - Adestramento, CCE e Salto
3 modalidades olímpicas - Adestramento, CCE e Salto
Foto: Divulgação FEI

Por mais improvável que pareça, foi uma pulada de cerca – ou melhor, várias puladas - que originaram as provas de salto do hipismo. Modalidade Olímpica desde 1912, o esporte une habilidades dos atletas e sua sintonia com os cavalos, que recebem tratamento especial e têm papel fundamental no bom desempenho nas provas.

A primeira competição oficial do hipismo ocorreu em 1900, na Irlanda, com três provas: salto em altura, salto em distância e percurso por tempo. Atualmente, o esporte se divide em três modalidades: CCE (concurso completo de equitação), adestramento e salto.

Falando em salto, registros históricos dão conta de que foi no século XVIII que ele surgiu, quando a Grã-Bretanha determinou o cercamento de áreas no campo e os caçadores passaram a pular as cercas com seus cavalos. Dois séculos depois, em 1960, os irmãos italianos Raimondo e Piero D’lnzo conquistaram as medalhas de ouro e prata, entrando para a história da modalidade. 

As competições de Salto começam neste domingo no Complexo Esportivo de Deodoro. Álvaro Affonso de Miranda, Eduardo Pereira de Menezes, Pedro Guimarães Veniss e Stephan de Freitas Barcha são os atletas que representarão o Brasil nas disputas, que ocorrem até o dia 19.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade