PUBLICIDADE

Hipismo

Saiba mais sobre adestramento; provas começam nesta quarta

O adestramento, ou dressage (termo que em francês significa “treino”) envolve cooperação e harmonia entre cavalo e cavaleiro

10 ago 2016 - 08h00
Compartilhar

As competições de adestramento nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 serão realizadas no Centro Olímpico de Hipismo em Deodoro e começam nesta quarta-feira (10), a partir das 10h. Quatro brasileiros disputam medalhas nesta modalidade: Giovana Pass, João Victor Oliva, Luiza Almeida e Pedro Almeida.

O adestramento, ou dressage (termo que em francês significa “treino”) envolve cooperação e harmonia entre cavalo e cavaleiro, que desempenham uma série de movimentos pré-estabelecidos numa arena fechada, que mede 20x60 metros. O cavaleiro deve realizar a prova clássica em sua primeira apresentação.

Os sinais dados ao cavalo pelo cavaleiro, também chamados de ajudas, devem ser quase invisíveis para que o cavalo pareça estar fazendo os movimentos por si só. Durante a apresentação o cavaleiro não pode emitir qualquer som ao animal.

Conheça os movimentos que são realizados:

ANDADURAS – o cavalo tem 3 andaduras naturais – passo, trote e galope – e o adestramento requer a execução de movimentos específicos ou exercícios de acordo com esses passos.

PASSAGE - O cavalo levanta cada par de patas opostas diagonalmente e as leva ao chão alternadamente. É um trote, mas muito mais alto que no trote normal. O cavalo parece “trotar” em câmera lenta, como se estivesse dançando. É um movimento espetacular quando executado corretamente.

PIAFFE – este é um movimento de trote elevado executado no mesmo lugar, com o cavalo literalmente dançando e não se movendo para frente.

PIRUETA – é uma volta de 360 graus controlada e executada no mesmo lugar durante o meio galope. Requer imensa concentração por parte tanto do cavalo quanto do cavaleiro, grande capacidade atlética e força do animal.

MEIO PASSO– movimento diagonal no qual o cavalo se move simultaneamente para o lado e para frente. Pode ser executado em trote ou meio galope.

FLYING CHANGES – um movimento extremamente difícil em que o cavalo é solicitado a trocar as suas patas “principais” durante o meio galope, a cada dois passos, ou a cada passo largo. Quando bem feito, o cavalo parece estar saltitando. 

A equipe da Grã-Bretanha ganhadora da medalha de ouro em Adestramento nas Olimpíadas de Londres 2012
A equipe da Grã-Bretanha ganhadora da medalha de ouro em Adestramento nas Olimpíadas de Londres 2012
Foto: FEI/Kit Houghton
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade