PUBLICIDADE

Hipismo

Você sabe o que faz um course designer?

Guilherme Jorge é o primeiro brasileiro responsável pelo desenho dos percursos de Salto, CCE e Pentatlo moderno em uma Olimpíada

16 ago 2016 - 10h00
Compartilhar
A portuguesa Luciana Diniz em prova de Salto realizada no último dia 14
A portuguesa Luciana Diniz em prova de Salto realizada no último dia 14
Foto: Divulgação FEI

Guilherme Nogueira Jorge, 48 anos, pode não brilhar em frente ao público, mas tem um papel fundamental nas competições de hipismo. Isso porque Jorge é o course designer oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, pessoa responsável pelo desenho dos percursos de Salto, CCE (concurso completo de equitação) e Pentatlo moderno no Complexo de Deodoro.

Veterinário de formação e cavaleiro na infância, Jorge abandonou o hipismo ainda jovem para se dedicar à outra paixão, o design de pistas. O desenhista já participou de quatro Jogos Olímpicos como assistente: em Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004), Londres (2012) e dos Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro. Na Rio 2016, se tornou o primeiro brasileiro a assumir o desenho dos percursos em uma Olimpíada.

“Alguns esportes precisam da figura do design de percurso, como o golf, a mountain bike, a canoagem, o cross country, etc, mas quando soube que fui o único brasileiro escolhido para o cargo fiquei muito feliz. Para mim isso é o reconhecimento do nível do hipismo brasileiro no mundo. Não é uma coisa só minha. Eu acho que o Brasil tem um nível muito alto de hipismo”, disse o profissional, em entrevista ao site da Federação Paulista de Hipismo.

Segundo Jorge, seu objetivo como course designer na Rio 2016 é ressaltar as qualidades do conjunto. “Nos cinco percursos de Salto vou testar todos os aspectos da equitação: a força dos cavalos, o cuidado que o cavalo tem para não bater nos obstáculos, a habilidade do cavaleiro em ajustar o tamanho da passada do cavalo, a afinidade entre cavalo e cavaleiro, etc”, explica.

As provas de Salto começaram no último domingo (14) e se encerram no dia 19. Clique e saiba mais sobre a modalidade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade