PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Isinbayeva confirma que não disputará os Jogos: "O milagre não aconteceu"

28 jul 2016 - 18h01
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de muitas reclamações e apelos, Yelena Isinbayeva parece finalmente ter desistido de vir ao Rio de Janeiro para a disputa dos Jogos Olímpicos. Em sua conta em redes sociais, o principal nome do atletismo russo afirmou que não há mais chances de participar da Olimpíada.

"Recebi uma resposta negativa por parte do secretário da IAAF. O milagre não aconteceu", escreveu a bicampeã olímpica do salto com vara, em Atenas-2004 e Pequim-2008. Ela também conta com um bronze, conquistado em Londres, quatro anos atrás.

O atletismo da Rússia foi proibido de participar do Rio-2016, por conta de um esquema sistemático de doping no país. Nas demais modalidades, a nação não foi banida, mas depende da permissão das federações de cada esporte para poder competir.

Desde o início, Isinbayeva foi uma das vozes mais incisivas nas críticas à punição para a Rússia. Ela recusou-se a disputar os Jogos sob a bandeira do COI (Comitê Olímpico Internacional), e ameaçou recorrer ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos, contra a decisão da Federação Internacional de Atletismo.

Aos 34 anos, a russa planejava participar de sua última Olimpíada, tentando o terceiro ouro e a quarta medalha. Ela não foi pega no doping em nenhum momento, e por isso reclamou de ser punida por erros cometidos por outras pessoas.

Ela é a recordista mundial outdoor, com 5,06m, marcados em agosto de 2009. Nas provas indoor, ela possui o recorde europeu, com 5,01m, marca conquistada em 2012, sendo batida apenas pela norte-americana Jennifer Suhr, que saltou 5,03m, em janeiro de 2016, e 5,02, em 2013.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade