PUBLICIDADE

Atletismo

Isinbayeva lamenta ausência no Rio: "lágrimas de impotência"

25 jul 2016 - 08h01
(atualizado às 09h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O COI anunciou neste domingo que serão as federações das modalidades olímpicas as responsáveis por decidir se atletas russos participarão ou não do Rio 2016. Uma dessas federações, a Iaaf, responsável por regular o atletismo mundialmente, já havia se posicionado contra a presença da Rússia nos Jogos Olímpicos. Com isso, as chances da bicampeã olímpica Yelena Isinbayeva ir em busca de sua quarta medalha no maior evento esportivo do mundo passa a ser nula.

Aos 34 anos, Yelena Isinbayeva se preparava para o que seria sua última Olimpíada. Sem ter seu nome envolvido nos escândalos de dopagem envolvendo atletas e entidades russas, o principal nome do salto com vara lamentou por ter de pagar por erros que não foram cometidos por ela e lembrou que poderia surpreender o mundo no Rio de Janeiro mais uma vez, já que possui a melhor marca da temporada.

"Não vou voltar ao degrau mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos, ouvir o hino nacional russo em minha honra e agradar aos fãs. Deus, como estou ferida por esta injustiça. Nossa defesa foi fraca, eu diria que zero. Ninguém se levantou e defendeu os meus direitos. É triste", disse.

"São lágrimas de impotência perante esta ilegalidade. As lágrimas são de consciência de tudo que fiz para o atletismo. Minha vitória em Cheboksary continua sendo o melhor resultado da temporada no mundo. O que eu poderia dar ao mundo no Rio e as emoções continuarão sendo um mistério", completou a russa.

Faltando apenas 11 dias para o início das Olimpíadas, as federações terão de agir rápido após a decisão do COI em dar total responsabilidade à essas entidades para tratar o assunto. A Federação Internacional de Tênis (ITF) já adiantou que os sete nomes que iriam compor o time russo nos Jogos estão permitidos a participar do evento, já que, segundo a entidade, todos seguem os rigorosos critérios impostos pelo COI para poderem participar do Rio 2016.

Estrela do salto com vara, Isinbayeva é uma das atletas do atletismo russo que ficará fora da Rio 2016 por punição por escândalo por doping
Estrela do salto com vara, Isinbayeva é uma das atletas do atletismo russo que ficará fora da Rio 2016 por punição por escândalo por doping
Foto: Getty Images
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade