PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Nadal está em lista vazada online sobre doping autorizado

19 set 2016 - 13h13
(atualizado às 14h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de hackers divulgou nesta segunda-feira (19) a nova parte de uma lista de atletas que teriam consumido substâncias proibidas, que conta com o tenista espanhol Rafael Nadal, o fundista britânico Mo Farah, entre outros.

Hoje são 26 nomes de esportistas nessa atualização, que foi publicada nas redes sociais. Os que foram flagrados na capital fluminense teriam sido liberados de qualquer acusação pela organização do evento realizado em agosto pois o consumo teria motivos terapêuticos. Ao todo, já são 66 atletas "denunciados" pelo grupo de hackers, supostamente russo.

Foto: Getty Images

No caso de Nadal, o consumo não se refere as Jogos, mas sim, a períodos entre 2009 e 2012, quando recebeu autorização da Federação Internacional de Tênis para consumir betamesona e corticóides, respectivamente, para se recuperar de lesões.

O caso de Farah, dono de quatro medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, também não se refere a edição do Rio de Janeiro. A primeira é autorização dada em 2008, e a segunda em 2014, para utilização de corticosteroide, triamcinolona e morfina.

Na última terça-feira, a Agência Mundial Antidoping (WADA) confirmou ter sido vítima de um grupo de hackers autodenominado "Fancy Bears", que se identificou como parte de um grupo de espionagem chamado Tsar Team (RPT28).

Os piratas cibernéticos teriam invadido a base de dados do Sistema de Administração e Gestão Antidoping (ADAMS), através de uma conta do Comitê Olímpico Internacional (COI), válida para os Jogos do Rio.

Dese então, foram publicados dados médicos confidenciais de atletas de elite que foram autorizados a consumir susbtâncias ilegais para uso terapêuticos, seja por federações internacionais e organizações nacionais antidoping.

Também foram divulgadas na última semana informações médicas sobre as tenistas americanas Serena e Venus Williams, e a ginasta Simone Biles.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade