PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Por Trégua Olímpica, ONU pede cessar-fogo em conflitos

27 jul 2016 - 14h01
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, que se iniciarão na próxima semana, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu na última segunda-feira um cessar de todas as hostilidades mundiais. O presidente da Assembleia Geral da entidade, Mogens Lykketogft, também fez um pedido para que os Estados membros das Nações Unidas observem a chamada 'Trégua Olímpica" durante este período.

"Uma pausa nas lutas manifestaria os valores que os Jogos buscam promover: respeito, amizade, solidariedade e igualdade", afirmou Ban Ki-moon. "Peço que os mesmos esforços para vencer medalhas nos campos, sejam usados para abaixar as armas nos campos de batalhas", acrescentou.

O coreano também utilizou a mensagem repassada pelo campeão olímpico Muhammad Ali, falecido no início de junho deste ano. "Como mensageiro da paz das Nações Unidas, ele usava o boxe porque era uma plataforma para atingir as pessoas", além de afirmar que é necessário depor as armas durante o simbólico período de trégua.

Lykketoft pediu que todas as partes em conflito concordem com o cessar-fogo durante a Olimpíada. "Isso também traz uma oportunidade de resolver as disputas de maneira pacífica", declarou o presidente da Assembleia Geral da ONU.

"Os Jogos unirão atletas de todas as partes do mundo no maior evento esportivo internacional como maneira de promover a paz, entendimento mútuo e boa vontade entre as nações e as pessoas, metas que também são parte dos valores propagados pelas Nações Unidas", finalizou.

Foto: EFE
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade