PUBLICIDADE

Paralimpíada 2016

Atleta prepara eutanásia para depois dos Jogos Paralímpicos

Marieke Vervoort, que conquistou a medalha de ouro nos 100m em 2012, sofre de uma doença degenerativa na coluna vertebral

7 set 2016 - 09h44
Compartilhar
Exibir comentários
Atleta afirmou que está será sua última participação nas Paraolimpíadas
Atleta afirmou que está será sua última participação nas Paraolimpíadas
Foto: Warren Little / Getty Images

A belga Marieke Vervoort, de 37 anos, estará na pista de atletismo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 em busca de mais uma medalha de ouro. Mas, após o fim da competição, a atleta entrará com o pedido de eutanásia. As informações são do site Unilad.

Marieke sofre de uma doença degenerativa na coluna vertebral, que a deixou em uma cadeira de rodas quando tinha 14 anos. Mesmo assim, ela se tornou uma das maiores atletas paraolímpicas do mundo, conquistando a medalha de ouro na corrida de 100m e prata nos 200m, na classe T52, nos Jogos Paralímpicos Londres 2012.

Porém, a belga já decidiu que está será sua última participação nos Jogos. Em entrevista a um jornal francês, ela explicou sua condição. “Todo mundo me vê sorrindo com minha medalha de ouro, mas ninguém vê o lado escuro. Sofro muito e, às vezes, durmo apenas 10 minutos por noite. O Rio é o meu último desejo”.

A corredora explicou que, ao voltar para a Bélgica, vai analisar todas suas opções e decidir o que é melhor. “Depois do Rio, vou parar minha carreira desportiva. Quero ver o que a vida me traz e vou aproveitar os melhores momentos. Tenho uma lista do que quero fazer, como acrobacias no ar”.

Marieke Vervoort conquistou a medalha de ouro em 2012
Marieke Vervoort conquistou a medalha de ouro em 2012
Foto: Francois Nel / Getty Images

“Mas já comecei a me preparar para a eutanásia. Apesar da minha condição, tenho sido capaz de experimentar coisas que os outros podem apenas sonhar”, concluiu. A eutanásia se tornou legal na Bélgica em 2002 e requer o consentimento por escrito de três médicos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade