PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Prata em Pequim, halterofilista turca é flagrada em exame antidoping

22 jul 2016 - 15h53
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Olímpico Internacional (COI) comunicou, nesta sexta-feira, que a atleta turca do levantamento de peso Sibel Ozkan, medalhista de prata nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, foi flagrada na reanálise dos exames antidoping da época, teve o resultado obtido na China anulado e terá de devolver a medalha ao COI.

A nova análise dos testes antidoping de Ozkan detectou a presença da substância estanozolol, um esteroide anabolizante sintético derivado da testosterona. Em Pequim, a halterofilista turca, atualmente com 28 anos, competiu na categoria até 48 quilos e foi superada somente pela chinesa Xiexia Chen.

A punição à Sibel Ozkan é a primeira a uma atleta após a revelação do COI de 45 casos de doping durante os Jogos Olímpicos de Pequim e Londres, constatados depois de reanalises dos exames realizados na China e na Inglaterra. A entidade que comanda os esportes olímpicos espera fazer mais duas baterias de revisão dos testes no período das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 5 e 21 de agosto.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade