PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Presidente do COI diz que 50% dos atletas em Tóquio 2020 serão mulheres

12 out 2016 - 12h07
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, apresentou nesta quarta-feira uma estimativa de que 50% das inscrições para participar dos Jogos de Tóquio, em 2020, sejam de mulheres, superando a presença feminina no Rio 2016, que foi de 45%.

Em discurso na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, com sede na cidade de Estrasburgo, na França, o dirigente lembrou que a entidade que comanda participa das atividades desenvolvidas pela ONU Mulheres.

"A igualdade de gênero é um direito humano", disse Bach, lembrando que a igualdade de gênero nos Jogos Olímpicos, "não é suficiente".

Caso seja alcançada a marca de 50% de participação feminina em Tóquio, isso representará quase o dobro do que foi atingido em Barcelona, em 1992, quando apenas 28,8% dos atletas eram mulheres.

Bach aproveitou para exaltar a presença de refugiados, que formaram uma equipe olímpica no Rio de Janeiro, lembrando que os esportes não devem, nunca, construir muros.

"Foi uma mensagem de apoio e solidariedade aos refugiados do mundo", disse o presidente do COI.

Além disso, o alemão discursou sobre a necessidade de uma legislação harmonizado para intensificar a luta contra o doping e a manipulação de resultados em competições esportivas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade