PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Putin lamenta exclusão paralímpica e fala em falta de humanidade

25 ago 2016 - 11h23
Compartilhar
Exibir comentários

Em cerimônia para receber a delegação que representou a Rússia nos Jogos Olímpicos do Rio, o presidente Vladimir Putin criticou muito a decisão de excluir toda a nação soviética das Paralimpíadas do Rio de Janeiro.

"A decisão de excluir nossos paraolímpicos está fora da lei, moralidade e humanidade. Lamento pelos que tomaram esta decisão porque não compreendem que para eles é uma verdadeira humilhação", afirmou Putin à agência .

"Um argumento convincente e indestrutível a nosso favor é a brilhante atuação de nossos atletas no Rio, cuja honestidade não provoca dúvidas", colocou Putin. A delegação paralímpica russa foi excluída após os escândalos de doping deflagrados internacionalmente. A Corte Arbitral do Esporte (CAS), inclusive, rejeitou um recurso pedido pelos atletas e manteve o banimento.

Nas Olimpíadas, a Rússia ficou na quarta colocação do quadro de medalhas com 19 ouros, 18 pratas e 19 bronzes, mesmo com a exclusão de 113 de seus atletas - incluindo todo o corpo de atletismo do país.

O presidente do Comitê Russo, Vladimir Loukine, ainda acredita em uma possibilidade dos russos participarem dos Jogos Paralímpicos. Loukine afirmou que o país utilizaria todos os meios possíveis para mostrar que os demais países estão equivocados sobre a exclusão russa.

Nesta quinta-feira, a delegação brasileira foi privilegiada pela falta dos russos, já que cinco atletas brasileiros herdaram as vagas deixadas pelos atletas excluídos na natação, halterofilismo e esgrima.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade