PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Rio recebeu 1 milhão de turistas durante as Olimpíadas

24 ago 2016 - 13h41
(atualizado às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 levaram 1,170 milhão de turistas à cidade, dos quais 410 mil estrangeiros, segundo dados da Prefeitura do Rio de Janeiro. A movimentação fez a rede hoteleira da cidade ter 94% de ocupação e contribuiu para que os espaços abertos das Olimpíadas recebessem 4 milhões de pessoas durante os 17 dias de evento.

"Com certeza, a partir desta edição, os Jogos Olímpicos no mundo serão diferentes, inclusive com a inovação da arquitetura nômade. Todos os turistas, especialmente os estrangeiros, conseguiram detectar no Brasil aquilo que é o nosso maior capital: o povo brasileiro. E 98% dos visitantes disseram que a hospitalidade dos cariocas e brasileiros é absolutamente insuperável e 95% querem voltar", avaliou o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

O transporte dos espectadores às arenas de competições durante as Olimpíadas foi feito majoritariamente por transporte público. A prefeitura calcula 4 milhões de viagens realizadas e a venda de 800 mil cartões Riocard, que promoviam a integração dos modais.

Apenas o BRT transportou 11,7 milhões de passageiros, com média de 700 mil pessoas por dia. O metrô do Rio teve recorde histórico em 17 de agosto, ao transportar 1,121 milhão de passageiros. Entre os dias 5 e 21 do mês. 13,9 milhões de cidadãos utilizaram o sistema.

"Sempre ouvimos que os cariocas são marcados pelo jeitinho e pelo improviso, mas esses Jogos mostraram muito mais do que só simpatia. Eles revelaram a competência de um povo incrível, capaz de planejar, organizar, trabalhar sério e de solucionar problemas com enorme agilidade. Isso fez do Rio 2016 esse enorme sucesso", disse o prefeito Eduardo Paes.

Segundo dados da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), 2 mil toneladas de lixo foram removidas das arenas e do Boulevard Olímpico entre 3 de agosto, quando o revezamento da tocha chegou à cidade, e 21 de agosto, data da cerimônia de encerramento dos Jogos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade